Blumenau sobe cinco posições no Ranking do Saneamento Básico

Blumenau sobe cinco posições no Ranking do Saneamento Básico
Foto: Michele Lamin

Tuesday, 24 April 2018

Blumenau ocupa a 60ª posição no ranking que leva em conta as 100 maiores cidades do país.

Blumenau ganhou posições no Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país, divulgado na última semana pelo Instituto Trata Brasil. Agora, o município aparece na 60ª posição, cinco acima em relação a 2017, quando ocupava a 65ª. Somando os dois últimos anos, a cidade avançou 14 posições no ranking. A classificação tem como base o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (Snis) 2016.

De acordo com o ranking, Blumenau fica à frente de capitais como Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Recife (PE), Natal (RN), São Luís (MA), Maceió (AL), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP). Em Santa Catarina, a cidade fica atrás apenas de Florianópolis, 58ª colocada, com 62% de tratamento de afluentes.

Neste mês de abril foram completados oito anos de concessão para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Desde então, o índice de resíduos tratados subiu de 4,8% para 42% no final de 2017. A previsão é encerrar 2018 com 44%.

Para o diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, o avanço é resultado dos últimos anos de trabalho. “Queremos ficar no topo da lista e, após isso, continuar trabalhando e compartilhando informações para que todos possamos estar com ações adequadas às necessidades ambientais, sempre prezando pela melhora na qualidade de vida”, afirma.

Segundo dados informados pelo Instituto Trata Brasil, em 2016 os indicadores mostravam que 35 milhões de brasileiros - 17% da população naquele ano - ainda não era abastecida com água potável, mais de 100 milhões - 48% da população - não tinha coleta de esgotos e somente 45% dos esgotos gerados no país eram tratados.

Entre os 100 maiores municípios, que abrigam 40% dos brasileiros, 93,62% da população tinha abastecimento de água, 72,14% coleta de esgotos e 54,33% dos esgotos gerados eram tratados. A lista completa das 100 cidades pode ser acessada neste link.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE