Parceria entre Prefeitura e Projeto Rondon da UDESC trará cursos para Guabiruba

Parceria entre Prefeitura e Projeto Rondon da UDESC trará cursos para Guabiruba
Foto: Divulgação

Monday, 07 May 2018

Agora as secretarias irão levantar suas principais demandas e em meados de junho um novo encontro será realizado entre secretários e coordenadores do projeto.

Uma reunião entre integrantes do Núcleo Extensionista Rondon (NER-UDESC) e da Prefeitura de Guabiruba no salão nobre na sexta-feira, 4, consolidou a parceria que trará para o município diferentes cursos nas áreas de meio ambiente, trabalho, saúde, educação, cultura, direitos humanos, justiça e comunicação entre os dias 11 e 21 de julho. A prefeitura elencará os cursos e as áreas que serão trabalhadas na cidade, e o NER/UDESC destinará 15 acadêmicos de diferentes graduações para atuarem nas demandas específicas durante os dez dias.

O Projeto Rondon foi explicado ao prefeito Matias Kohler, ao vice Valmir Zirke e aos secretários municipais de Guabiruba pelo servidor do NER-UDESC Donizete de Souza Bittencourt. Ele destacou que a prefeitura deverá elaborar com os diferentes segmentos sociais o Plano de Trabalho que contribua para o desenvolvimento municipal a partir da sua realidade.

Conforme Bittencourt, o Núcleo Extensionista Rondon da UDESC foi criado em 2010 e vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do estado de Santa Catarina, bem como, do país, na busca do desenvolvimento regional e nacional. “Busca-se a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, primando pela qualidade, considerando o impacto das ações de extensão no âmbito da UDESC, reforçando a missão da universidade diante a realidade social”, frisa.

Agora as secretarias irão levantar suas principais demandas e em meados de junho um novo encontro será realizado entre secretários e coordenadores do projeto. Para o prefeito, os resultados serão positivos. “Ganha o poder público, a comunidade guabirubense, enfim, todos nós. É uma oportunidade que devemos aproveitar e valorizar na construção dessa sociedade que almejamos”.

Além de Guabiruba, outras cidades do Vale do Itajaí, como Brusque, receberão o projeto.

Projeto Rondon

Institucionalmente ligado à Coordenadoria de Extensão, o Projeto Rondon é operacionalizado por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER-UDESC). Criado em 2010 (Portaria UDESC Nº 1192/2010), o NER-UDESC possibilita a realização da extensão de imersão intermultidisciplinar em munícipios brasileiros e países do Mercosul. A partir da articulação entre a Universidade e sociedade, são executadas ações voltadas ao desenvolvimento regional. O NER-UDESC já promoveu 14 operações com mais de nove mil atividades, 2,7 mil extensionistas (rondonistas) e cerca de 330 mil pessoas contempladas, em 138 municípios de SC, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

Oficinas realizadas nas operações anteriores

Coleta de lixo e conscientização sobre a separação do lixo, artesanatos com material reciclável, sustentabilidade e lei nº 12.305/2010, brinquedos com material reciclado, revitalizar a praça, humanização do atendimento: gente atendendo gente, culinária – aproveitamento integral dos alimentos, formação e capacitação de lideranças e gestores comunitários, alimentação saudável, otimização da produção orgânica e local, associativismo e cooperativismo como meio de geração de renda para a comunidade local, entre outros.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE