SC adere a programa federal para promover bem-estar de idosos

SC adere a programa federal para promover bem-estar de idosos
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Friday, 11 May 2018

A estratégia tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A secretária de Estado da Assistência Social, Romanna Remor, assinou nesta terça-feira, 8, a adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A proposta leva qualidade de vida aos idosos e promove ao cidadão um envelhecimento sustentável, saudável e ativo.

A estratégia tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e vai reunir ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas. “Precisamos dar mais atenção aos idosos, pois eles têm necessidades especiais e problemas de saúde urgentes a serem resolvidos”, destacou Romanna.

FLORIANÓPOLIS JÁ ADERIU

Depois de aderir ao programa os municípios, caso não tenham, precisam implantar o Conselho do Idoso. Segundo a promotora de Justiça Ariadne Klein Sartori, uma das lutas do ministério público de Santa Catarina é a criação do maior número possível de conselhos municipais do Idoso e a adesão do Estado nesse programa vai incentivar essa prática.

A secretária de assistência social de Florianópolis Katherine Schreiner esteve presente. A Capital foi o primeiro município do Estado a assinar a adesão por incentivo do Estado. “A adesão não cria novas despesas nem novas responsabilidades aos municípios, ele apena vai trazer incentivo para que nós possamos realizar as políticas públicas já existentes”, disse Katherine.

SC É DESTAQUE EM CONSELHO DO IDOSO

Santa Catarina é o Estado com maior número de conselhos municipais do Idoso, com aproximadamente 254 conselhos. Somente nos dois últimos anos houve um aumento 300% na criação de conselhos. “Estamos trabalhando para chegar a totalidade dos municípios do Estado, o que será um feito inédito no país”, afirmou o coordenador estadual do idoso, Paulo Medeiros.

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, sendo que seis milhões estão no Cadastro Único. A estratégia oferecerá mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos, além de fortalecer a Política Nacional do Idoso. O aumento desta população é a tendência não só do nosso país, mas, do mundo inteiro. “Temos que valorizar aqueles que tanto trabalharam para que hoje estivéssemos aqui”, concluiu Romanna.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE