Programa Mais Alfabetização abre inscrições para voluntários

Programa Mais Alfabetização abre inscrições para voluntários
Foto: Reprodução

Sunday, 13 May 2018

Prazo para interessados se candidatarem vai até a próxima sexta-feira, dia 18.

O Programa Mais Alfabetização abriu nesta sexta-feira, dia 11, as inscrições para voluntários. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa disponibilizará 103 vagas de assistentes de alfabetização para 21 escolas municipais de Blumenau. O prazo para interessados se candidatarem termina na próxima sexta-feira, dia 18.

Criado com o objetivo de apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, o programa não gera vínculo empregatício, conforme o que está previsto na Lei nº. 9.608/1998. Ainda assim, os voluntários receberão do MEC auxílio-alimentação e transporte, no valor mensal de R$ 150 por turma, com 5 horas/aula semanais. Cada assistente poderá assumir no máximo oito turmas. 

As inscrições devem ser feitas nas unidades educacionais pactuadas com o Mais Alfabetização. Nos mesmos locais está disponível o documento que orienta a seleção dos voluntários. Poderão participar do processo seletivo professores alfabetizadores com carga horária disponível, fora do efetivo trabalho no município; estudantes de graduação, com preferência em Pedagogia e Licenciatura; e profissionais com formação ou cursando o magistério em nível médio.

O Mais Alfabetização é uma das ações previstas pela Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017. Por meio do programa, o governo federal investirá R$ 200 milhões em todo o país.

Escolas onde os interessados poderão se inscrever:

EBM Alberto Stein
EBM Almirante Tamandaré
EBM Annemarie Techentin
EBM Conselheiro Mafra
EBM Felipe Schmidt
EBM Francisco Lanser
EBM Henrique Alfarth
EBM Leoberto Leal
EBM Machado de Assis
EBM Olga Rutzen
EBM Pastor Faulhaber
EBM Patricia H. F. Pegorim
EBM Paulina Wagner
EBM Pedro I
EBM Profª Alice Thiele
EBM Profª Helena M. N. Winckler
EBM Profª Nemésia Margarida
EBM Profª Zulma Souza da Silva
EBM Quintino Bocaiúva
EBM Visconde de Taunay
EM Alwino Dorow


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE