Prefeitura faz balanço do Simulado de Reação a Desastres

Prefeitura faz balanço do Simulado de Reação a Desastres
Foto: Divulgação

Wednesday, 23 May 2018

Atividades foram feitas em três dias com a participação de entidades, além do Exército.

O Simulado de Reação a Desastre do governo federal em Blumenau e nos municípios de Pomerode, Gaspar e Itajaí contou com a participação de 650 soldados do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), além de um efetivo com mais de 150 policiais militares. Os treinamentos, realizados nos dias 15, 16 e 17, também somaram esforços de 101 soldados do Corpo de Bombeiros e outras 36 pessoas que prestam atendimento pelo Samu.

Dos quatro municípios, Blumenau contou com o treinamento mais intensivo com um total de 58 ocorrências atendidas. Para as atividades, a Defesa Civil do Estado emitiu mais de 30 alertas durante o período, como a súbita elevação do nível das águas do rio Itajaí-Açu, além de enxurradas e deslizamentos. Os treinamentos de salvamento e transporte de vítimas de desastres tiveram a participação efetiva de botes e aeronaves.

De acordo com diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, “um dos principais fatores do simulado foi a integração das instituições, o que permitiu sabermos como está a estrutura do município para as situações de desastres. O treinamento serviu ainda para que a população tenha a percepção clara de que, além de Blumenau, as esferas estaduais e federais estão enganjadas para o atendimento e socorro das pessoas”, diz.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE