Banco de Alimentos reaproveita 129 toneladas de comida em 2017

Banco de Alimentos reaproveita 129 toneladas de comida em 2017
Foto: Divulgação

Thursday, 24 May 2018

Em perfeito estado para consumo, esses produtos seriam descartados pelo comércio.

No ano passado, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e do Banco de Alimentos, reaproveitou e distribuiu 129 toneladas de frutas, verduras e hortaliças para diversas entidades socioassistenciais. Em perfeito estado para consumo, esses produtos seriam descartados pelo comércio. O espaço é um importante instrumento para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional que faz a coleta, triagem, armazenamento e distribuição de alimentos doados.

Os servidores do Banco de Alimentos recolhem produtos do Ceasa, de feiras livres, da agricultura e em parceria com empresas e com a comunidade. Os alimentos passam por uma triagem, são armazenados e distribuídos para entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Somente no primeiro trimestre de 2018, o órgão recolheu 104 toneladas de alimentos, das quais 40 toneladas estavam em estado apropriado para consumo e puderam ser distribuídas. O restante foi utilizado para alimentação animal ou descartado.

O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, reafirmou a importância do trabalho. “Este importante equipamento público promove a alimentação complementar saudável nos abrigos e nas entidades. Além de representar extrema economia de recursos públicos, garante o reaproveitamento de alimentos que seriam descartados”, afirmou.

Entre as instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos, estão abrigos municipais, Apae, Amiguinho Feliz, Bom Amigo, Bom Pastor, Casa de Repouso Dalva, Casa Santana, Cerene, CTV, Eurípedes Barsanulfo, Hospital Santo Antônio, Lar Betânia, Lar Bethel, Puro Amor, São Simeão, São Roque, entre outras. Interessados em colaborar com a doação de alimentos podem entrar em contato com o serviço pelo telefone 3381-6656.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE