Mais dois óbitos pelo vírus H1N1 são confirmados em Blumenau

Mais dois óbitos pelo vírus H1N1 são confirmados em Blumenau
Foto: Reprodução

Saturday, 26 May 2018

Neste ano, a cidade já registra três mortes decorrentes da doença.

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) teve a confirmação de mais duas mortes causadas pelo vírus H1N1 em Blumenau. Um dos casos refere-se a uma menina de um ano que veio a óbito no início do mês por circunstâncias até então desconhecidas. Após minucioso processo de investigação com o suporte técnico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), o falecimento foi classificado pelo critério clínico-epidemiológico, uma vez que a criança apresentou os sintomas da doença e manteve contato direto com outras duas crianças que tiveram o vírus detectado, por meio de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A outra vítima é uma mulher de 47 anos, portadora de comorbidades (existência de outras doenças simultâneas), que já tinha a doença diagnosticada e estava internada. Com isso, em 2018, são três óbitos confirmados por H1N1 em Blumenau – o primeiro deles foi de um paciente de 54 anos, que também apresentava comorbidades. A Vigilância Epidemiológica municipal registra atualmente 12 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) gerados pelo vírus influenza, dos quais 11 moradores da cidade (todos com H1N1) e uma residente de Rodeio que estava internada na cidade (H3N2).

A secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, lamentou mais estes episódios e reiterou a importância da vacinação. “Infelizmente, já temos três mortes causadas pela doença em Blumenau, sendo que no ano passado registramos apenas uma. Continuamos insistindo que a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Estamos na reta final da campanha e faço mais um apelo para que os cidadãos dos grupos de risco providenciem a imunização”.

Até o momento, a rede pública de Blumenau vacinou 73.591 pessoas, o que representa 69% dos 106.641 cidadãos que integram os públicos prioritários da campanha. A meta é vacinar ao menos 90% deste contingente. Por enquanto, as maiores coberturas são registradas entre idosos (95,2%), professores (69,2%) e puérperas (67,8%). Em contrapartida, a procura pela imunização segue mais baixa entre gestantes (51,9%), crianças (55%) e trabalhadores da saúde (55,9%).

Oficialmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 1º de junho. No entanto, em virtude do feriado do Corpus Christi e do ponto facultativo do dia seguinte, não haverá atendimento nas unidades de saúde de Blumenau na quinta e sexta-feira da semana que vem, dias 31 de maio e 1º de junho. Portanto, as pessoas devem procurar pela imunização até quarta-feira, dia 30.

Quem tem direito à vacina contra a gripe na rede pública:
- idosos com mais de 60 anos;
- crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;
- gestantes;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde;
- professores das redes pública e privada;
- povos indígenas;
- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE