Espaço de Lazer LGBT em Blumenau é tema de dissertação

Espaço de Lazer LGBT em Blumenau é tema de dissertação
Foto: Reprodução

Monday, 28 May 2018

O evento é aberto à participação da comunidade.

Blumenau tem apenas um espaço de lazer que se promove como LGBT. Este é um dos resultados da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional da acadêmica Ana Carolina Carvalho de Souza Domingues. Em sua pesquisa denominada “Territórios de Lazer LGB em Blumenau/SC”, orientada pelo professor Leonardo Brandão, Ana investigou a percepção da população LGBT de Blumenau acerca dos territórios de lazer existentes na cidade.
 
A escolha do tema foi escolhido porque o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) tem conquistado um espaço considerável na sociedade brasileira nas últimas décadas, conforme se pode atestar a partir da popularização da Parada LGBT e da conquista de direitos. Entretanto, em anos recentes é perceptível um recrudescimento da homofobia, com diversos ataques a essa população, por meio da profusão de discursos conservadores e reacionários.
 
Essa situação de violência e discriminação se reflete nos mais variados ambientes, acarretando na exclusão das pessoas LGBT dos espaços, tanto públicos quanto privados, principalmente daqueles reservados para o lazer, como bares, boates e praças.  Para a pesquisa, Ana ouviu 30 pessoas pertencentes à comunidade LGBT, maiores de 18 anos e residentes na cidade de Blumenau ou em cidades próximas, mas que vivenciam o lazer nela.

A partir das respostas, foi constatado que há apenas um espaço de lazer que se promove como LGBT, mas que, apesar disso, os entrevistados se sentem confortáveis em frequentar outras boates, bares e espaços alternativos. 

Mais detalhes da pesquisa podem ser conferidos na defesa que está marcada para terça-feira, dia 29 de maio.
 
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado em Desenvolvimento Regional
Dissertação:
 “Territórios de Lazer LGB em Blumenau/SC”
Mestranda: Ana Carolina Carvalho de Souza Domingues
Orientador: Leonardo Brandão
Defesa: dia 29 de maio (terça-feira), às 14h, na Sala: R-301, Campus 1 da FURB

A defesa é aberta à participação da comunidade.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE