Mais de 25 mil pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe influenza

Mais de 25 mil pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe influenza
Foto: Marcelo Martins

Tuesday, 29 May 2018

Por enquanto, 81.550 cidadãos receberam a vacina na rede pública, ou seja, 77,2% do total.

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ainda faltam se vacinar mais de 25 mil pessoas dos grupos de risco em Blumenau. Até o momento, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, 81.550 cidadãos receberam a vacina contra a gripe na rede pública, o que corresponde a 77,2% do total previsto. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% das 106.641 pessoas que integram os públicos prioritários na cidade.

A maior cobertura vacinal continua sendo registrada entre os idosos, com 101,6%, ou seja, já acima do estimado inicialmente. Na sequência aparecem professores (81%) e puérperas (74%). Os menores índices são verificados entre gestantes (57,5%), trabalhadores da saúde (60,1%) e crianças (63,7%).

Embora a campanha prossiga oficialmente até o dia 1º de junho, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) alerta que, em virtude do feriado do Corpus Christi e do ponto facultativo do dia seguinte, não haverá atendimento nas unidades de saúde na quinta e sexta-feira desta semana. Portanto, as pessoas devem providenciar a vacinação até esta quarta-feira, dia 30.

Os sete Ambulatórios Gerais seguem com as salas de vacina funcionando até às 21h exclusivamente para a imunização da população contra a gripe influenza.

Quem tem direito à vacina contra a gripe na rede pública:

- idosos com mais de 60 anos;
- crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;
- gestantes;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde;
- professores das redes pública e privada;
- povos indígenas;
- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE