Como Blumenau vai funcionar nesse nono dia de greve?

Como Blumenau vai funcionar nesse nono dia de greve?
Foto: Reprodução

Tuesday, 29 May 2018

Ônibus, escolas, ambulatórios, farmácias, postos de gasolina e o comércio... saiba o que funciona e não funciona nessa terça, além de os horários.

E eis que a segunda-feira passou e a greve continua, mesmo que o governo diga que está no fim (ou, até, já terminou). O fato é que ainda sentimos os efeitos da paralisação.

A greve entre em seu nono dia e os serviços essenciais continuam sendo mantidos, embora as frotas de veículos estejam reduzidas. Durante a noite de ontem (28/05) alguns postos de gasolina – como o Mime, do Badenfurt – foram abastecidos, mas apenas para prover combustíveis para viaturas policiais, ambulâncias e veículos dos bombeiros. O atendimento ao público ainda não foi liberado e tampouco existe previsão para que seja.

A Secretaria de Educação informou que as aulas serão mantidas normalmente nesta terça nas escolas municipais (EBM) e Centros de Educação Infantil (CEI). As 46 escolas estaduais (EEB) também terão aulas normalmente, segundo a secretária de Educação do Estado Simone Schramm. Já na rede particular, as escolas Barão do Rio Branco, Sagrada Família e Bom Jesus mantém seus cronogramas, liberados apenas aos alunos.

Já no Ensino Superior, a Furb não terá aulas. As aulas estão suspensas até quarta-feira, com previsão para recuperar os dias letivos perdidos de 2 a 7 de julho. Já a Uniasselvi, que acabou cancelando as aulas em cima da hora na segunda, mantém o funcionamento normal para hoje.

Transporte público

Este continuará funcionando em regime de exceção, com a diminuição de horários conforme demonstrado na tabela abaixo. É importante ter em mente que as escalas serão rigorosamente cumpridas:

Das 3h40’ às 4h30’: haverá ônibus, sendo o primeiro horário e atendendo o pessoal das fábricas;
Das 6h às 8h: esse é o horário onde deverá ocorrer a maior incidência de estudantes;
Das 11h às 14h: se for como ontem, será o segundo momento com o maior movimento;
Das 17h às 19h: momento de maior movimento registrado nos terminais de Blumenau;
Das 21h30 às 22h45’: último período com ônibus;

Depois das 22h45’ não haverá mais circulação de ônibus, então caso você perca ficará por conta própria, precisando voltar de carona, andando, de táxi ou de Uber. Vale lembrar que por conta da greve os preços do Uber foram elevados consideravelmente, já se sua métrica de cobrança é on demand (por demanda) e não algo tabelado, como no caso dos táxis.

Saúde

Os Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Fortaleza e Itoupava Central atendem até as 22h. Já os AGs da Escola Agrícola, Badenfurt e Centro seguem atendendo até as 21h.

Os hospitais continuam com as cirurgias eletivas (aquelas previamente marcadas) suspensas, mas atendem emergência em regime de plantão. O movimento, segundo nos informou funcionários dos três maiores hospitais da cidade, foi baixo ontem. Remédios já foram repostos em algumas farmácias, mas ainda sugere-se que só se use bom senso antes de procurar um hospital.

Comércio

Tanto o comércio quanto a indústria funcionam normalmente.

O Shopping Neumarkt funciona normalmente, assim como o Norte Shopping – ambos pertencentes ao Grupo Almeida Júnior que, inclusive, promoveu junto à CDL o Dia da Liberdade de Impostos, na quinta-feira passada. O Shopping Park Europeu também abre normalmente.

Bares e restaurantes, em sua maioria, também abrirão. Na noite dessa segunda até mesmo lugares costumeiramente lotados, como o Obs Bar (em frente à Furb), estavam com pouquíssimos clientes. Ainda assim serviços de bares, restaurantes e hotelaria seguem normais.

Alguns supermercados já começam a apresentar prateleiras vazias, o que não necessariamente significa que estejam desabastecidos. Alguns têm por política racionar o estoque em crises como essa. Angeloni, Bistek, Big, Giassi e Cooper seguem funcionando normalmente. Nos bairros, da mesma forma, a maioria dos mercados e quitandas deve estar em funcionamento.

Demais serviços

O Samae garante que o abastecimento de água continuará acontecendo normalmente em toda a cidade, mas pede moderação aos usuários. Quanto à coleta de lixo – seja ela eletiva ou convencional – acontece normalmente durante esta terça-feira, sem previsão para quarta.

A luz, da mesma forma e por motivos óbvios, continuará sendo fornecida normalmente. O único problema detectado pela Celesc é a entrega das faturas de energia elétrica nos próximos dias. A autarquia disponibiliza uma agência virtual – no endereço http://www.celesc.com.br/portal/ – onde pode ser solicitada a fatura por e-mail.

Já a entrega de encomendas pelos Correios – que vem deixando a desejar faz muito tempo – reduziu sua pouca eficiência em mais da metade. Estão temporariamente suspensas as postagens das encomendas com dia e hora marcados (SEDEX 10, 12 e HOJE). Os Correios continuam aceitando postagem de SEDEX e PAC, no entanto, enquanto perdurarem os efeitos desta greve, haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dessas encomendas, bem como das correspondências.

Os bancos continuam funcionando normalmente e estão monitorando a autonomia das empresas que prestam serviços de transportes de valores, afinal se pararem de entregar e recolher dinheiro, os caixas ‘secam’ (como já aconteceu antes).  Apesar de gigantes como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica afirmarem que ainda não há risco de os caixas ficarem vazios, nunca dá para confiar nessas instituições que são o câncer maligno do país. Então, se você tiver dinheiro na conta corrente, é sugerível que saque, pelo menos, alguma quantia para ter como emergência. Poupanças, por ora, parecem estar seguras.

Contudo, talvez o mais tranqüilizador nesse momento intranquilo é saber que o incompetente governo do estado enfim aceitou ajuda da polícia e caminhões levando ração para reabastecer granjas e outras criações de animais tiveram escolta. Mas de 60 milhões de pintinhos morreram só nos sete primeiros dias de greve. E morreram de fome. Esse é um problema a menos.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE