Entenda porque alguns postos têm gasolina e outros não

Entenda porque alguns postos têm gasolina e outros não
Foto: Rick Latorre

Saturday, 02 June 2018

Blumenau registrou enormes filas em quase todos os postos nessa sexta com uma diferença: os de bandeiras conhecidas esgotavam rápido e os de bandeiras menores tinham estoques maiores.

O primeiro dia pós-greve depois do feriado de Corpus Christi ainda apresentou muitas filas em diversos postos de Blumenau. Algumas chegando a ultrapassar a marca de 1 quilômetro.

Os supermercados voltaram ao abastecimento normal e os fornecedores de gás começam, aos poucos, a poder entregar os botijões. Estabelecimentos alimentícios que dependiam disso e, na sua ausência, tiveram que fechar – ficando no prejuízo – devem reabrir suas portar hoje.

Durante as primeiras horas da manhã quase todos os postos da cidade registravam filas enormes. Algumas, cruzando quarteirões. No Salto Weissbach, um posto foi recordista de fila porque atingia veículos que vinham da Rua Bahia e também da Água Branca. Algumas pessoas chegaram a ficar quase uma hora em filas seguindo e esquema de racionamento de R$ 100 por veículo.

Os postos de bandeira mais conhecida – como Shell, Ipiranga e BR – foram os primeiros onde a gasolina esgotou. Outros – como Mime, Juninho e R1 – conseguiram suprir a demanda de milhares de veículos, mantendo um estoque de combustível muito maior do que os outros.

De acordo com a gerente de um posto com quem nossa equipe conversou, Jussara, a maioria dos postos de bandeiras mais conhecidas têm recebido o mesmo tanto de gasolina por dia que recebia antes da greve, o que não basta para suprir a demanda e faz com que o combustível termine logo. Já os postos de bandeiras menores geralmente têm seus próprios fornecedores.

A exemplo disso o Posto Hass, em frente à prefeitura, recebeu apenas 10 mil litros de gasolina hoje, totalmente insuficiente para abastecer a fila gigante que se formava. Já o Posto Juninho da Rua Itajaí recebeu 150 mil litros, o suficiente para abastecer cerca de 600 veículos.

O que se espera é que as filas sejam um pouco menores nesse sábado, diminuam um pouco mais no domingo e que na segunda já esteja tudo normalizado.

Ainda assim é altamente recomendável que, após abastecer, você evite ficar passeando. Nesse momento de racionamento e readequação de estoque, é fundamental que cada pessoa use de bom senso para não aumentar desnecessariamente as filas, prejudicando quem de fato precise.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE