Censo Escolar 2018 começou semana passada

Censo Escolar 2018 começou semana passada
Foto: Osvaldo Nocetti

Monday, 04 June 2018

O prazo encerra dia 31 de julho.

As escolas de todas as redes de ensino iniciaram nesta quarta-feira, 30, a coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2018. Este processo, realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio devido ao Dia Nacional do Censo Escolar, tem como objetivo de coletar os dados dos estudantes, das turmas e de todo os profissionais das unidades escolares de Santa Catarina. O prazo encerra dia 31 de julho.

Os dados deverão refletir a realidade da última quarta-feira do mês de maio, este ano dia 30 de maio, e serão coletados online ou via processo de Migração de Dados para as escolas que possuem sistema próprio. "Essa segunda opção é a forma como as escolas estaduais realizarão a coleta do Censo Escolar em Santa Catarina, por meio da migração dos dados do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SISGESC)', explia a coordenadora doo Censo da Secretaria de Estado da Educação, Deborah Lopes da Conceicao Cavalcante.

A coordenadora esclarece que o Censo Escolar serve como base para o repasse de recursos do Governo Federal, que permite o planejamento, implementação e acompanhamento de Políticas Públicas de Educação. "Essas informações subsidiam as Avaliações realizadas pelo Inep, o monitoramento do Planos de Educação, e compõem os cálculos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), dentre outras ações que necessitem de informações estatísticas educacionais", diz.

Na última semana, entre os dias 22 e 24, cerca de 100 profissionais participaram da Formação Continuada Censo Escolar 2018 – Matrícula Inicial e Migração de Dados, em São Carlos. Saiba mais sobre o curso aqui

Mais sobre o Censo Escolar 

O Censo Escolar trata-se de uma coleta obrigatória e autodeclaratória da Escola, onde as informações inseridas no Sistema Educacenso devem ter como base documentos administrativos e pedagógicos, sendo o Gestor Escolar o responsável pela fidedignidade dos dados declarados, pelo acompanhamento de todas as fases do processo censitário e pelo cumprimento dos prazos estabelecidos em Portarias.

A coleta é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e em Santa Catarina pela Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica (SED/DIPE/GAEBE), com a colaboração dos Coordenadores Regionais atuantes na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, Gerências Regionais de Educação, Unidades de Atendimento, Instituto Estadual de Educação e usuários responsáveis pela inserção e verificação dos dados em todas as escolas públicas e privadas em Santa Catarina.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE