Onde estão seus contatos no novo WhatsApp?

Onde estão seus contatos no novo WhatsApp?
Foto: Reprodução

Friday, 24 February 2017

Nova atualização do aplicativo, que copia descaradamente o Snapchat, sumiu com o antigo status, mudou a visualização dos contatos e está sendo fortemente rejeitada.

O WhatsApp fez uma nova atualização nesta semana que deixou os fãs do aplicativo meio confusos e, a maioria, descontente. Ela trouxe um novo elemento chamado Status (recurso que cria fotos e vídeos similar às Stories que o Instagram copiou do Snapchat, daquelas que somem depois de 24 horas).

Contudo, o que mais chamou atenção dos usuários não foi o novo recurso (que não é tão novo assim, visto que é baseado em uma tecnologia que já é usada). Não, o que mais tem incomodado é a pergunta: foi parar a lista de contatos? E o que aconteceu com o antigo status das pessoas?

O antigo Status do WhatsApp?

Essa nova e controversa ferramenta do aplicativo que visa dar aos usuários do mensageiro recursos para divulgar ações em tempo publica fotos ou vídeos (de até 36 segundos) e divulga em seu perfis do WhatsApp.

Então seus contatos – por ora nem todos – podem ver, por exemplo, que você está assistindo na televisão ou as festas nas quais está, como já feito em outras redes sociais.

Mas o que raios aconteceu com a aba de Contatos?

Com essa atualização, a tela principal do WhatsApp foi remodelada e a aba de contatos desapareceu. No entanto, os contatos continuam lá, mesmo que esteja mais complicado acessá-los.

Android

O antigo do formato de três abas (Chamadas + Conversas + Contatos) mudou para um ícone com uma câmera + Conversas + o novo Status + Chamadas.

A área de contatos foi transferida para um botão verde no canto inferior direito da tela (que surge quando você está na aba Conversas ou na Chamadas) em algumas versões ou um botão branco no canto superior direito da tela, entre os ícones de Lupa (para pesquisar) e de três pontos (o Menu de Configurações).

iOS

As abas eram Favoritos + Ligações + Contatos + Conversas + Ajustes.Com a atualização, mudou para o novo Status + Ligações + Câmera + Conversas + Ajustes

Já para ver sua lista de contatos, é necessário entrar na aba Conversas e clicar no ícone de mensagem nova, no canto superior direito da tela. A tela seguinte mostrará a lista de contatos.

O Status antigo

Esse popular recurso do aplicativo não existe mais.

A possibilidade de personalizar com frases com até 139 caracteres ou emojis não é mais possível. O novo Status tomou o seu lugar e, sendo uma funcionalidade absurdamente diferente da antiga, tem sido amplamente rejeitada pelos usuários.

A exemplo disso, a hashtag #KdMeuStatusdoWhats se tornou um dos Trending Topics no Brasil durante todo o dia, chegando a emplacar memes pedindo o retorno do MSN.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE