Mais de 99 mil pessoas estão vacinadas contra a gripe em Blumenau

Mais de 99 mil pessoas estão vacinadas contra a gripe em Blumenau
Foto: Eraldo Schnaider

Tuesday, 26 June 2018

Número representa 93,1% do contingente total estimado pelo Ministério da Saúde na cidade.

Em Blumenau, 99.246 pessoas já foram vacinadas na rede pública contra a gripe influenza até o momento. O número representa 93,1% do contingente total estimado pelo Ministério da Saúde (MS) na cidade. Mesmo após o término da campanha em todo o país, a imunização prosseguirá nas unidades de saúde com sala de vacina enquanto houver doses disponíveis.

Nesta semana, continuarão sendo vacinados cidadãos dos grupos prioritários, crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a medida atende a uma recomendação dos governos federal e estadual.

Entre os públicos-alvos da campanha, a meta de 90% estipulada pelo MS já foi alcançada entre idosos (110,9%) e professores (97,4%), enquanto as coberturas vacinais entre crianças (87%) e puérperas (84%) estão próximas da meta. Por outro lado, os índices entre gestantes (69,3%) e trabalhadores da saúde (67%) seguem aquém do esperado.

“A vacina contra a gripe é totalmente segura. É muito importante que as mulheres grávidas procurem pela imunização, pois elas ficam mais suscetíveis a infecções durante a gestação. A vacinação protege inclusive o bebê em seus primeiros meses de vida”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Rosana Benvenutti.

Quem pode procurar a vacina contra a gripe na rede pública:

- adultos com mais de 50 anos;
- crianças maiores de seis meses a nove anos;
- gestantes;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde;
- professores das redes pública e privada;
- povos indígenas;
- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE