Saiba o que fazer se perder a caderneta de vacinação

Saiba o que fazer se perder a caderneta de vacinação
Foto: Pedro Ventura

Sunday, 08 July 2018

Além de resgatar as informações sobre as vacinas que já foram tomadas, é importante ficar atento para o calendário e manter a caderneta atualizada.

A vacinação é uma forma eficaz - e, muitas vezes, a única alternativa - para prevenir doenças, seja em crianças ou em adultos. Por isso, é importante manter a caderneta de vacinas atualizada.

A caderneta é o único documento que precisa ser apresentado na hora de receber a vacina, mas a perda deste documento não impede que crianças e adolescentes sejam vacinados. 

Se o cidadão perder a própria caderneta ou a de crianças da família, basta ir ao posto ou unidade de saúde no qual a pessoa foi vacinada. Lá, os profissionais vão resgatar as informações na ficha de registro, onde todas as vacinas aplicadas são anotadas.

Clique aqui para acessar o Calendário Nacional de Vacinação

Em caso de dúvida ou impossibilidade de obter essas informações nas unidades de saúde, o cidadão pode buscar o Ministério da Saúde. A pasta é responsável pelo Programa Nacional de Imunização, por meio do qual é feita a avaliação e encaminhamento dos questionamentos das atividades de vacinação das unidades de saúde.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE