Greve dos servidores públicos terminou

Greve dos servidores públicos terminou
Foto: Luís Carlos Kriewall

Wednesday, 18 July 2018

Prefeitura assume uma conta que não tem recursos para pagar e agora terá que saber de que área deverá cortar investimentos para conseguir dinheiro.

Terminou na tarde de ontem, quarta-feira (18/07), a inconveniente a greve dos servidores públicos de Blumenau. Após 10 dias de paralisação, eles se reuniram em assembléia às 16h e aceitaram a proposta da prefeitura (sem que o Ministério Público tivesse que intervir ou que fotografias grotescas com duplo significado começassem a surgir, como no passado).

O Executivo ofereceu a antecipação de parte dos valores referentes ao repasse da inflação no último ano (1,69%), sendo a primeira parcela (0,5%) parcelando o pagamento de forma adiantada e mantendo o aumento do vale-alimentação em 1,69% para janeiro.

A prefeitura afirmava que o pagamento integral do INPC causaria um rombo de R$ 10 milhões em seus cofres, negociando o parcelamento para tentar manter o gasto na média de R$ 2,5 milhões. Pelo menos dessa vez ambos os lados tiveram bom senso e a comunidade que vinha sofrendo com a ausência dos serviços pelos quais paga (caro) deve tê-los restabelecidos logo.

Agora o comitê gestor da prefeitura terá de identificar possíveis áreas de corte no orçamento público para levantar o valor, o que significa menos obras em uma cidade que passou seis anos abandonada nas inaptas mãos do prefeito mais incompetente que tivemos o desprazer de eleger.

O fato é que a prefeitura está quebrada. Sem margem de manobra para negociar com um sindicato historicamente partidarista o próprio prefeito Mário Hildebrandt (PSB) assume ainda não saber de onde sairá o dinheiro. Se vão cortar da Saúde, da Educação ou da Infraestrutura ainda não se sabe, só podemos afirmar que esse imbróglio será pago pelos contribuintes.

Agora que acabou a grave você já pode ficar doente ou voltar a estudar, afinal ninguém se preocupou com você – que paga as contas – na hora de discutir valores. Afinal sempre é muito para quem paga e pouco para que recebe e, nesses casos, toda uma população fica desassistida.

Apenas lembre-se nessa eleição de quem são os candidatos que depuseram contra a sua comunidade.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE