Oito vias municipais aderem ao decreto de pavimentação particular

Oito vias municipais aderem ao decreto de pavimentação particular
Foto: Divulgação

Friday, 27 July 2018

Neste modelo construtivo, a comunidade realiza a obra com supervisão da Prefeitura.

Desde a assinatura no primeiro trimestre deste ano, o decreto que regulamentou a realização de obras de asfaltamento integralmente pela comunidade já teve a adesão de oito vias do município. O novo modelo construtivo previsto no Decreto nº. 11.671, que estabelece critérios para a pavimentação particular de vias e logradouros públicos, permite a mobilização por parte dos moradores e dá autonomia para que negociem com terceiros a execução de asfalto ou calçamento, mediante supervisão da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A pioneira nesta modalidade foi a Rua Francisca Krenkel, no bairro Itoupavazinha, onde a comunidade local cumpriu todos os requisitos e arrecadou o valor necessário para viabilizar as benfeitorias. Outras três vias também já se beneficiaram do decreto e tiveram as obras concluídas: Rua Henrique Watson (bairro Boa Vista), Rua Jerze Primo Batista Filho (bairro Salto Weissbach) e Rua Max Scheidemantel (bairro Fortaleza). Além delas, a Rua Adele Wruck (bairro Itoupavazinha) está com os serviços em andamento e outras três com os processos em análise na Seinfra.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Alexandro Fernandes, a Prefeitura disponibiliza alternativas para contemplar as vias com pavimentação. “O decreto de pavimentação particular vem para suprir uma demanda mais emergencial da comunidade, de moradores que não querem aguardar na fila de espera, a exemplo do que ocorre no programa de mutirão”, considera.

Fernandes explica que a regulamentação tem como objetivo acabar com as obras irregulares em vias públicas, visto que a Seinfra assume a responsabilidade de monitorar os trabalhos do início ao fim, determinando parâmetros técnicos a serem seguidos. Com a fiscalização de todas as etapas da obra, a Prefeitura de Blumenau espera evitar problemas futuros na estrutura, tubulação e na própria colocação do asfalto. Após a conclusão do serviço, cabe ao município qualquer demanda quanto à manutenção da via.

Ruas que aderiram ao decreto de pavimentação particular

Concluídas:

- Rua Francisca Krenkel - bairro Itoupavazinha
- Rua Henrique Watson - bairro Boa Vista
- Rua Jerze Primo Batista Filho - bairro Salto Weissbach
- Rua Max Scheidemantel - bairro Fortaleza

Em execução:

- Rua Adele Wruck - bairro Itoupavazinha

Em análise:

- Rua Cataguáses - bairro Garcia
- Rua dos Crisântemos - bairro Itoupavazinha
- Rua Santa Rosa de Lima - bairro Vila Nova


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE