Professor da Furb coordena Rede Brasileira de Herbários

Professor da Furb coordena Rede Brasileira de Herbários
Foto: Divulgação

Monday, 06 August 2018

O evento é a reunião anual dos estudiosos da botânica, sejam eles alunos, tanto da graduação como de pós-graduação, professores e pesquisadores.

O professor Dr André Luís de Gasper, curador do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, o Herbário da Furb, foi reconduzido na coordenação da Rede Brasileira de Herbários, um dos núcleos da Sociedade Botânica do Brasil. O ato ocorreu durante o 69º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), que ocorreu em Cuiabá, nos dias 8 a 13 de julho.
 
O evento é a reunião anual dos estudiosos da botânica, sejam eles alunos, tanto da graduação como de pós-graduação, professores e pesquisadores. A edição deste ano teve como tema “Diversidade florística e socioambiental na Amazônia, Cerrado e Pantanal”.

À frente da Rede desde 2014, o professor gere a cadastro das atuais 218 coleções cadastradas (http://www.botanica.org.br/rbh-catalogo), bem como organiza anualmente a reunião da Rede durante o Congresso. A atual equipe é composta ainda pelos Dr. Leandro Lacerda Giacomin do HSTM (Herbário da Universidade Federal do Oeste do Pará) e João Paulo Condack do FCAB (Herbário Friburguense Colégio Ancheita).

A Rede Brasileira de Herbários (RBH) foi formada a partir da "Comissão de Herbários" da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), sendo composta por um catálogo que apresenta dados sobre os acervos dos herbários nacionais, por meio de um banco desenvolvido pela Dra. Hilda Maria Longhi-Wagner com o auxílio do centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPD/UFRG), e com informações disponibilizadas pelo Dr. Vinicius de Castro Souza (USP), na época coordenador da Comissão de Herbários.

O objetivo é ampliar a divulgação dos dados sobre os herbários e informar também sobre
outras atividades da própria RBH.

O Herbário FURB 
 
O Herbário FURB foi criado em 1990 e denominado Dr. Roberto Miguel Klein (1923-1992) em homenagem ao botânico e ecólogo que estudou a flora de Santa Catarina, caracterizando sua ecologia e vegetação. O botânico foi professor da Furb.
 
O espaço tem como objetivo abrigar coleções e estimular estudos sobre a biodiversidade da flora especialmente aquela do Parque Nacional da Serra do Itajaí, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Sua estrutura está constituída por sala de coleção, dividida em dois espaços, assim como, sala de processamento, totalizando aproximadamente 90 metros quadrados.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE