Senac organiza bazar e doa exames para quem está na fila de espera

Senac organiza bazar e doa exames para quem está na fila de espera
Foto: Divulgação

Thursday, 23 August 2018

40 pessoas serão contempladas com retinografias fluorescentes, exame que ajuda no diagnóstico de doenças da retina.

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) recebeu do Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac de Blumenau a doação de 40 retinografias fluorescentes para pessoas que aguardam atendimento pelo exame na rede pública. Os alunos organizaram a sexta edição do Bazar do Jovem Aprendiz, entre 9 e 11 de maio, e com o dinheiro arrecadado adquiriram os exames. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, o secretário de Promoção da Saúde, Marco Antônio Bramorski, foi pessoalmente até o Senac para agradecer pessoalmente pela atitude dos adolescentes. 

“Há duas semanas eu recebi um resumo do que vocês fizeram, e aquilo me emocionou. Então decidimos vir, primeiro por agradecimento, e segundo porque a gente vive em um país onde acontecem muitas coisas boas, feitas com o coração”, enaltece. 

Este ano, os alunos que participam do programa arrecadaram cerca de dez mil itens, entre roupas, acessórios e calçados, para comercialização no bazar. De acordo com a coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac de Blumenau, Káthia Cilene Koffke, a proposta ocorre anualmente e a verba conquistada com as vendas sempre é revertida em uma ação social.

“Nós ficamos gratos em saber que o nosso trabalho de estar ali organizando as roupas, etiquetando, vendendo, possa ter ajudado pessoas, independente de quem sejam”, justifica a aluna Amanda Sofia, de 17 anos.

Na parceria firmada, coube à Semus indicar os pacientes que se encontram na frente da fila de espera pelo exame, respeitando a ordem cronológica e avaliação clínica pelo médico regulador. Os exames estão sendo agendados para agosto e setembro, em duas clínicas especializadas situadas no município.

A retinografia fluorescente ajuda no diagnóstico de doenças da retina, como a retinopatia diabética, o glaucoma e a degeneração macular, entre outras, que podem ser assintomáticas nas suas fases iniciais, progredindo de uma forma silenciosa e causando, por vezes, danos irreversíveis na visão.

Em conformidade com a Lei Federal nº. 10.097/2000, o Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac de Blumenau atende estudantes de 14 a 17 anos, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino. O objetivo é prepará-los para lidar com diferentes situações que enfrentarão no mercado de trabalho. Para tanto, os participantes são submetidos a diversas atividades, articulando a teoria com a prática, entre as quais o Bazar do Jovem Aprendiz.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE