Defesa Civil orienta sobre cuidados em período de tempo úmido

Defesa Civil orienta sobre cuidados em período de tempo úmido
Foto: Michele Lamin

Monday, 03 September 2018

Previsões descartam inundações no município.

A Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) orienta sobre os cuidados com possíveis deslizamentos neste período de tempo úmido e solo saturado de água. De acordo com a Defesa Civil, moradores que residem próximo a encostas devem ficar atentos aos sinais que indicam movimentação de solo, incluindo a inclinação de árvores. Nestes casos, é necessário sair da residência e acionar o 199. Uma equipe da Sedeci será deslocada para avaliar a situação. 

Segundo levantamento da secretaria, a média de chuva em Blumenau nas últimas 72 horas foi de 48.9 milímetros, sendo a região da Rua Rui Barbosa a mais atingida, com 61,6 milímetros. De acordo com o secretário da Sedeci, Carlos Olimpio Menestrina, mesmo com o acúmulo de chuva não há previsão de inundações no município.

Previsão

Segundo o AlertaBlu, na madrugada desta terça-feira, dia 4, deve permanecer a condição de chuva de forma isolada devido ao sistema de baixa pressão. Com o afastamento das áreas de instabilidades para o mar, a condição para chuva vai diminuir e se aproximará da cidade uma massa de ar seco e frio, deixando o tempo estável e com presença do sol no decorrer do dia.

A temperatura mínima desta terça deve ocorrer à noite, com oscilação entre 12 e 14°C, e máxima entre 21 e 23°C. Até o dia 14 setembro não são esperadas chuvas significativas no município, predominando condição de tempo mais seco, variação de nebulosidade e ocasionais ocorrências de chuvas fracas e isoladas.

As simulações climáticas mais recentes ainda indicam um cenário de chuva abaixo da média para o mês de setembro no Vale do Itajaí. Por outro lado, em resposta ao gradual aquecimento das águas do oceano pacífico equatorial, há previsão de aumento dos volumes de chuvas para o mês de outubro, sinalizando para anomalias de precipitação quase acima da média.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE