Samae alerta moradores sobre irregularidade da ligação de esgoto

Samae alerta moradores sobre irregularidade da ligação de esgoto
Foto: Reprodução

Monday, 15 October 2018

Alerta foi enviado aos imóveis que contam com a rede de coleta para tratamento de esgoto e que apresentaram irregularidade.

O Samae de Blumenau emitiu aviso que iniciará em novembro visitas para verificações das ligações de esgoto. O alerta foi enviado aos imóveis das ruas que já contam com a rede de coleta para tratamento de esgoto e que, em verificação anterior, apresentaram irregularidade com a ligação de esgoto ou que não foi possível efetuar a vistoria. 

Em 2016, por meio do Programa Rio Limpo, foi realizado um trabalho de orientação com os moradores sobre a necessidade da separação da água da chuva da ligação de esgoto e verificar a regularidade das ligações domiciliares.

As visitas têm o objetivo de orientar os moradores sobre como poder se adequar ao modo devido, além de verificar a regularidade das ligações de esgoto. Conforme explica o gerente Financeiro do Samae, Fernando Manczak, caso a irregularidade já observada antigamente se mantenha, isto pode constituir uma infração ao disposto no Decreto Municipal, estando o morador sujeito a multas e outras medidas administrativas. “Nossa intenção com estas visitas é de orientar os proprietários dos imóveis para que se regularizem e não sejam notificados ou multados por estarem irregulares”, explica.

A inspeção vai verificar se todos os pontos que geram esgoto doméstico, tais como: banheiros, cozinhas e áreas de serviço estão conectados à rede pública de esgotamento sanitário, e também se os pontos de coleta das águas pluviais, como: ralos, calhas e outras caixas e tubulações de drenagem do terreno não estão sendo encaminhados à mesma rede pública.

Além disso, Manczak explica que a preocupação principal da autarquia é em relação à questão ambiental, já que eliminando as inadequações nas instalações prediais a autarquia elimina também os prejuízos ao sistema de esgotamento sanitário e a contaminação dos recursos hídricos. “A intenção é melhorar as condições ambientais, sanitárias e de qualidade de vida dos munícipes”, afirma o gerente.

Inicialmente o Samae realizará 4.600 inspeções espalhadas pelos bairros já atendidos pelo sistema de esgotamento sanitário.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE