Dr. Blumenau será homenageado no mausoléu amanhã

Dr. Blumenau será homenageado no mausoléu amanhã
Foto: Divulgação

Monday, 29 October 2018

Fundação Cultural e Igreja Luterana lembram nesta terça-feira, dia 30, os 119 anos de falecimento do fundador da cidade.

Os 119 anos do falecimento do Dr. Blumenau serão lembrados nesta terça-feira, dia 30, às 9h, no mausoléu que leva seu nome. O evento aberto ao público prevê uma fala ecumênica do pastor da Igreja Luterana Milton Jandrey e a colocação de flores junto ao túmulo do fundador da cidade.

A solenidade irá reavivar a memória do fundador, que durante 34 anos administrou a Colônia Blumenau. O seu feito deu certo. “Blumenau é hoje um nome, um personagem que deixou a sua marca, transformada numa bela cidade composta por mais de 300 mil habitantes”, destaca a diretora Patrimônio Histórico, Sueli Petry. “Este gesto é um ato de reconhecimento, amor e respeito à memória deste ilustre personagem fundador da nossa cidade.”

Como forma de referenciar este ilustre personagem da história de Blumenau, o governo municipal no ano de 1974, durante as comemorações dos 150 anos da imigração alemã no Brasil, providenciou a edificação do Mausoléu para depositar os restos mortais do fundador Dr. Hermann Blumenau. “Na verdade esta foi uma vontade expressa pelo próprio idealizador desta cidade”, lembra Sueli.

Conforme registrado em carta destinada ao Imperador D. Pedro II ao manifestar o desejo que um dia suas cinzas retornassem "à terra onde passou os dias mais felizes de sua vida, como também os mais tristes". “A vontade dele foi realizada e aqui se encontram as cinzas da família do fundador: esposa, filha, filho, neto e esposa”, conclui a historiadora.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE