Jovens avaliam experiência em prevenção de desastres no Japão

Jovens avaliam experiência em prevenção de desastres no Japão
Foto: Divulgação

Wednesday, 21 November 2018

Aprendizado servirá para auxílio à comunidade e Defesa Civil de Blumenau.

Na tarde de segunda-feira, dia 19, os cincos alunos da Escola de Educação Básica (EEB) João Widemann, do bairro Itoupava Norte, que representaram o país na Conferência sobre o Dia Mundial de Conscientização dos Riscos e Desastres Naturais, na província de Wakayama, no Japão, de 31 de outubro a 1º de novembro, fizeram uma avaliação das experiências obtidas no evento. O custeio da viagem dos estudantes foi por conta do governo japonês.

A avaliação foi apresentada junto ao gabinete da Prefeitura para o prefeito Mário Hildebrandt, com a participação da equipe da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci). No encontro, os estudantes relataram as atividades desenvolvidas durante o seminário, incluindo a forma que tratam a prevenção naquele país. Segundo os alunos, os japoneses se preocupam com a diminuição dos danos para garantir a segurança da população.

Questionados pelo prefeito, os estudantes também destacaram as simulações realizadas durante o seminário, como a evacuação de um trem e subida de uma colina para proteção contra tsunami e a permanência embaixo de mesas como forma de buscar segurança nos casos de terremotos.

De acordo com Lucas Kühl dos Santos, do 3º ano do ensino médio, “com a experiência obtida no Japão, percebemos que a falta de informações e comunicação entre as pessoas é o que mais dificulta a prevenção contra os desastres”. Para a Defesa Civil, os alunos poderão a partir de agora divulgar as experiências nas instituições e ajudar a Sedeci nos trabalhos para reforçar a prevenção contra desastres no município.

Seminário

No total, foram sete dias de permanência no Japão, dois deles com atividades no seminário realizado de 31 de outubro a 1º de novembro. Participaram do evento aproximadamente 450 estudantes do ensino médio de 48 países para discutir questões relativas à prevenção. O principal objetivo foi promover a conscientização da comunidade internacional sobre desastres naturais, inclusive sobre o perigo de tsunami.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE