Justiça determina reforma em casa arruinada no Centro Histórico

Justiça determina reforma em casa arruinada no Centro Histórico
Foto: Divulgação

Monday, 14 January 2019

O imóvel de propriedade do empresário Jaime Grossenbacher (JGG Pneus) está há anos colocando a segurança de pedestres e vizinhos em risco.

Todo mundo já viu o casarão azul caindo aos pedaços na Rua das Palmeiras, entre a Câmara dos Vereadores e o Museu dos Hábitos e Costumes.

Nas primeiras semanas do ano uma liminar determinou que o proprietário do casarão – o empresário Jaime Grossenbacher (da empresa JGG Pneus) – faça obras de reparos no telhado para consertar os estragos provocados ao prédio do museu, que sofre com infiltrações.

O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) espera que os responsáveis pelo imóvel em deterioração respeitem a decisão liminar, consertando o prédio. Além de causar prejuízos ao Museu dos Hábitos e Costumes, a estrutura deteriorada da casa é um risco inclusive aos pedestres, contando com uma sacada que, mais hora menos hora, pode acabar caindo. Daí os irresponsáveis’ responsáveis pela construção chamarão de fatalidade.

A casa é patrimônio histórico e, portanto, tem isenções tributárias. Obviamente tais descontos não serão suficiente para consertar um casarão em ruínas, mas se os donos tivessem feito as manutenções necessárias o valor seria bem menor.

Infelizmente, em Blumenau a imprensa tenta proteger o nome do proprietário a todo o custo, afinal: “tudo pela panelinha”. Mas a verdade é que a irresponsabilidade, que beira a leviandade, não pode ficar sem nome e sem rosto. É absurdo que se permita a continuidade dessa vergonha em pleno Centro Histórico (cada vez menos histórico) da cidade.

Não é de hoje que proprietários de imóveis avariados esperam a construção desabar para poder vender apenas o terreno, uma vez que a reforma sairia cara demais.

Agora é esperar que a determinação liminar seja respeitada. Antes que alguém se fira.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE