Manutenção da ETA II inicia nesta terça-feira, dia 11

Manutenção da ETA II inicia nesta terça-feira, dia 11
Foto: Divulgação

Tuesday, 11 June 2019

Previsão é de concluir as melhorias às 17h.

Nesta terça-feira, dia 11, a partir das 6h, a Estação de Tratamento II (ETA II) passará por manutenção preventiva. Por isso, o Samae conta com a colaboração dos moradores para que economizem água neste período. Vale ressaltar a importância da caixa d'água nestas ocasiões. Isso porque os reservatórios minimizam consideravelmente os possíveis impactos. A previsão é de encerrar as benfeitorias às 17h.

O objetivo da manutenção é de garantir que a estação continue funcionando para evitar interrupção abrupta no futuro. Os serviços vão se concentrar nos desvios artificiais existentes no reservatório de contato chamados de “chicanes”.

O diretor de Operações do Samae, Guto Reinert, explica que o procedimento faz parte do plano de manutenção preventiva da autarquia para proteger os equipamentos. “Quando a Celesc retirou o conduto na Usina do Salto, realizamos uma das etapas de manutenção na entrada da ETA II, onde há a captação de água bruta. Agora é extremamente necessário realizar reparos nos chicanes. Como são peças grandes, optamos por fazer o procedimento em uma época mais fria por conta do menor consumo de água”.

Durante a realização dos serviços poderá ocorrer intermitência no abastecimento nos bairros atendidos pela ETA II. O ideal é evitar usar a água durante a manutenção para lavar calçadas, carros e grande quantidade de roupas. Além disso, em alguns momentos o sistema também poderá apresentar instabilidade, deixando a água turva.

O diretor-presidente do Samae, André Espezim, explica que, quando uma unidade de tratamento não funciona bem, a qualidade final da água acaba sendo afetada. “Por isso, a manutenção programada é importantíssima para evitar a interrupção do tratamento de água, diminuição de reparos emergenciais, redução de custos, além de contribuir para durabilidade dos equipamentos. Pedimos a colaboração e paciência das famílias para a realização dos trabalhos, que é um benefício para todos”, afirma.

Os bairros atendidos pela ETA II são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess e Nova Esperança. Inclui ainda o Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE