Contrato para execução do PDITS da Vila Itoupava é assinado

Contrato para execução do PDITS da Vila Itoupava é assinado
Foto: Divulgação

Thursday, 15 August 2019

Plano será desenvolvido entre setembro de 2019 e setembro de 2020.

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi), na noite desta segunda-feira, dia 12, o prefeito Mário Hildebrandt formalizou a assinatura de contrato com o Sebrae para a execução do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) para a região da Vila Itoupava. O evento aconteceu no Centro de Educação Infantil Erna Trapp, localizado na Rua Erwin Manzke, e contou com a presença do secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel; do Intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro da Silva; e também do representante do Sebrae, Aloísio Salomon, além de representantes da comunidade local.

O PDITS será desenvolvido entre setembro de 2019 e setembro de 2020, por meio de parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e o Sebrae. Durante o desenvolvimento do plano serão realizados estudos preliminares na região da Vila Itoupava, incluindo diversas visitas aos atrativos turísticos, recantos, meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentos e bebidas, sempre buscando mapear e caracterizar a oferta turística do local.

O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, informou que durante a elaboração do plano várias entidades e secretarias do governo municipal vão atuar em conjunto para contribuir com propostas e ações de melhorias para a região. "Também realizaremos consultorias, por meio do Sebrae, com os moradores que possuem negócios voltados ao turismo na região, para que eles possam otimizar a oferta de serviços e o atendimento aos turistas que visitam a Vila Itoupava. Por isto, a participação e o engajamento da comunidade neste processo será fundamental", afirmou.

Ainda segundo o secretário, a intenção da Prefeitura e da Secretaria de Turismo e Lazer é de fazer da Vila Itoupava um grande atrativo turístico. “Nossas atenções se voltam para a Vila Itoupava não apenas com a celebração deste contrato junto ao Sebrae. A restauração e realocação do Salão Kunze e também da Casa Feldmann para junto do Centro Turístico Cultural são os exemplos recentes do trabalho que estamos realizando para transformar esta região”, relembra.

Com a intenção de dar uma guinada no desenvolvimento do turismo local, o PDITS foi concebido e será organizado com ações nas seguintes áreas: Infraestrutura Básica e de Apoio ao Turismo; Gestão e Monitoramento; Sustentabilidade; Capacitação; Promoção e Comercialização e Produtos e Serviços Inovadores. "A assinatura deste contrato em uma reunião do nosso Conselho de Desenvolvimento é muito simbólica. Nossa intenção é fazer que a Vila Itoupava seja reconhecida nacionalmente como uma rota turística cultural e ecológica indispensável para quem visita Blumenau", destacou o Intendente Leandro da Silva.

O prefeito Mário Hildebrandt informou que a ação faz parte dos resultados do Plano Municipal de Turismo de Blumenau e também do Plano Nacional de Turismo, que tem como foco principal a sustentabilidade. "Todas as entidades e secretarias participantes terão ações a serem desenvolvidas a partir da entrega desse plano, sempre com foco na melhoria da região da Vila Itoupava. Nosso governo tem compromisso com esta região, e por meio deste trabalho com o Sebrae vamos construir de forma conjunta ações concretas que nos indiquem a Vila Itoupava queremos para o futuro", relatou.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE