FURB reabre matrículas para 250 vagas em cursos de graduação

FURB reabre matrículas para 250 vagas em cursos de graduação
Foto: Divulgação

Thursday, 22 August 2019

Em caso de dificuldades financeiras para pagar as mensalidades, ainda dá tempo de preencher o cadastro socioeconômico e, para os veteranos, até mesmo renegociar dívidas por meio da Central de Recuperação e Créditos.

Com o prazo legal para início das aulas ainda vigente e com vagas em alguns cursos, a Universidade Regional de Blumenau decidiu estender o período de matrículas para o segundo semestre até a próxima semana, 30 de agosto, sexta-feira. Em caso de dificuldades financeiras para pagar as mensalidades, ainda dá tempo de preencher o cadastro socioeconômico e, para os veteranos, até mesmo renegociar dívidas por meio da Central de Recuperação e Créditos.
 
Para calouros são cerca de 250 vagas. A ampliação dos prazos é um aditamento ao edital 15/2019, portanto as regras de ingresso continuam as mesmas. Podem se inscrever candidatos que não realizaram inscrições em nenhum processo seletivo anterior (vestibular, histórico escolar ou Enem). Os interessados devem se dirigir à Praça de Atendimento ao Estudante no bloco A, no campus I da FURB, situada à Rua Antônio da Veiga, nº140.
 
A matrícula é efetuada mediante apresentação de diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra rubéola (mulheres) e, no caso de pessoas com deficiência, apresentar atestado médico de confirmação. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.
 
Interessados em geral que queiram aproveitar a oportunidade do FURB PLUS, que permite a inscrição em qualquer disciplina dos mais de 40 cursos de graduação da FURB, sem qualquer vínculo como universitário regulamentar, também pode aproveitar a prorrogação dos prazos. Para esta opção as informações podem ser encontradas em www.furb.br/plus.
Como muitos pretendentes aguardam possibilidades de bolsas de estudos por meio de recursos oriundos do Governo do Estado de Santa Catarina, a FURB também ampliou o prazo de envio de documentos para o cadastro socioeconômico (www.furb.br/cse). Abaixo segue um vídeo com tutorial sobre esta oportunidade que garante várias modalidades de bolsas e descontos ao longo do semestre.
 
Aos veteranos que tenham acumulado dívidas até o ano passado e queiram retornar para a universidade o período estendido também está valendo. Funciona na FURB a Central de Recuperação de Créditos, um espaço para negociação de débitos de estudantes e empresas junto à FURB. Há um local especial, na sala 110 do bloco A, bem ao lado da recepção principal da universidade, para essa negociação. “Nosso objetivo principal é dar opção de renegociação para que a pessoa possa liberar o nome de restrições de crédito e dando opção para que volte a estudar”, afirma o pró-reitor adjunto de Administração, Nazareno Schmoeller. 

Pelo número 0800-647-0840 (ligação gratuita) os interessados podem verificar o valor devido e iniciar a negociação. A Central de Recuperação de Créditos é uma iniciativa aliada ao Programa de Créditos Vencidos e Não Pagos, aprovado no começo deste ano pelo Conselho Universitário (Consuni). O programa propõe uma tabela progressiva de descontos sobre juros e multas de mensalidades vencidas e não pagas, no período de 1992 a 2018, que pode variar de 20% até 100%.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE