Furb firma parceria com universidades chilenas

Furb firma parceria com universidades chilenas
Foto: Divulgação

Friday, 13 September 2019

A parceria é resultado da internacionalização do programa de pós-graduação.

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCAd), recebe esta semana a visita de oito pesquisadores de três universidades chilenas: Universidad de Los Lagos, Universidad Arturo Prat e Universidad del Bío-Bío. O objetivo da vinda é criar parcerias e compartilhar as pesquisas realizadas em Blumenau com as instituições chilenas na área de gestão universitária, uma das linhas de pesquisa do doutorado da FURB.
 
A parceria é resultado da internacionalização do programa de pós-graduação. “Nós estamos aqui conversando, trocando informações e pesquisas, alinhando temas em conjunto, produção em conjunto, coorientações: nossa equipe brasileira participa de orientações de teses lá no Chile e eles aqui; professores visitam a FURB, nós os visitamos e assim por diante”, comentou a idealizadora da parceria e professora do PPGCCAd, Maria José Domingues.
 
O Chile é reconhecido internacionalmente como um dos países que mais produz estudos na linha de pesquisa sobre gestão universitária. “Estamos acompanhando a produção científica dessa instituição (a FURB) e temos um ponto em comum: análise de estudos de instituições complexas, como são as universidades. Estamos muito satisfeitos, pois observamos possibilidades de colaboração de novos saberes. A América Latina necessita gerar conhecimento, estamos devendo em produção de conhecimento em níveis globais. Creio eu que, à medida que os pesquisadores possam dialogar, vamos acabar gerar mais conhecimento o que vai permitir que nossas universidades possam ser melhores”, enfatizou o professor Francisco Ganga Contreras, da Universidad de Los Lagos. 
 
O Programa de Pós-Graduação da FURB tem conceito 5 segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação. Um dos preceitos para atingir a nota máxima é a internacionalização do curso, o que, além de beneficiar a instituição, beneficia também os estudantes. “A vinda deles aqui na FURB tem o objetivo de firmar conteúdos, novos assuntos de investigação científica. A contribuição para o processo de doutorado é imensa, até porque o objetivo é que os alunos do doutorado possam ir até o Chile e fomentar pesquisas científicas em parceria com as instituições chilenas”, comentou Thiago Santos, doutorando da FURB.
 
Alunos do Chile também participaram e ressaltaram o fator proximidade para estreitar relações. “Geralmente nossas universidades têm relações com universidades do hemisfério norte, como Europa, Estados Unidos, Canadá, mas não nos relacionamos com a América Latina, especialmente em pesquisa em programa de pós-graduação”, resumiu Patrício Viancos, aluno da Universidad de Los Lagos.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE