Restauração do Painel das Costureiras avança na Itoupava Norte

Restauração do Painel das Costureiras avança na Itoupava Norte
Foto: Divulgação

Monday, 16 September 2019

Recuperação está sendo feita desde junho pelo autor da obra, o artista plástico César Otacílio.

A recuperação do painel As Costureiras, de autoria do artista plástico César Otacílio, instalado na Praça Hellmuth Schoenau, na Rua 2 de Setembro, próximo à cabeceira da Ponte Santa Catarina, na Itoupava Norte, está sendo feita pelo próprio artista. O trabalho iniciado em junho avança suas etapas e já muda um pouco o cenário da região.

Quem passa pelo local pode ver o avanço da obra que inclui alguns passos tais como a limpeza manual, escovação para remoção da tinta solta, isolamento das trincas e reforço na marcação dos traços do desenho para facilitar o trabalho de pintura e manter a proposta original. 

O prazo de conclusão da obra foi previsto para 12 meses a partir de seu início, em junho deste ano. O procedimento está sendo acompanhado por especialistas e todo o material encaminhado ao Ministério Público, em função de um ajustamento de conduta para a reforma. A execução da obra contará com oficinas de arte ministrada pelo artista para estudantes da rede de ensino, seguindo agendamentos que serão feitos com as escolas do bairro.

O painel, criado na década de 1990, é uma homenagem aos profissionais que atuam no serviço de costura da cidade, conhecida pelo seu parque industrial fabril. Estava sem manutenção desde o início dos anos 2000. A dotação orçamentária é proveniente da manutenção e conservação de obras de arte e da Difusão de Acervos e Patrimônio Cultural.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE