Blumenau participará da maratona do Dia Mundial da Limpeza neste sábado

Blumenau participará da maratona do Dia Mundial da Limpeza neste sábado
Foto: Divulgação

Friday, 20 September 2019

Serão disponibilizados containers em vários pontos da cidade.

No dia 21 de setembro, a Prefeitura de Blumenau apoiará o evento Dia Mundial da Limpeza, World Cleanup Day  (WCD) , promovido anualmente em mais de 150 países. No Brasil, Blumenau está na lista das mais de 600 cidades brasileiras que fazem parte desta maratona em todo planeta.

Uma ação de limpeza foi programada pelo Grupo Pegada Verde para ser realizada nas vias no entorno da Praça do Estudante, localizada na Rua 7 de setembro, e que será o ponto de encontro dos voluntários, a partir das 8h.  O Samae apoiará os voluntários, além de instruir sobre como recolher os resíduos corretamente.

A autarquia também disponibilizará containeres em pontos da cidade que englobam 5 grandes regiões:  Centro, Ponta Aguda, Velha Central, Garcia e a Itoupava Central. O intuito é mobilizar toda a população para esta grande maratona, promovendo a conscientização, o descarte correto do lixo e a limpeza efetiva na cidade. 

Os moradores poderão levar desde materiais da linha branca (geladeira, móveis, televisores) até materiais recicláveis (latinhas, garrafas pet, papelão, plásticos),até às 17h, os materiais até os pontos disponibilizados pelo Samae, com exceção da Praça do Estudante, onde os materiais só poderão ser levados até às 12h .

O Diretor-Presidente do Samae, André Espezim, faz um convite para a população. “Esta é uma ação especial e a oportunidade de descartarmos de forma correta uma grande quantidade de resíduos. Você pode participar junto com seus vizinhos, separando aquele material que precisa ser recolhido e colocando nos containeres nos pontos informados até às 17h de sábado, para que a coleta seja realizada”.

Com essas ações, a Prefeitura de Blumenau, apoia o terceiro setor que é composto por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos. Uma união de forças entre o setor público com o setor privado, com a função de promover a solidariedade social.

As organizações que fazem parte desse setor são criadas pela participação voluntária, realizando práticas de caridade, filantropia, proteção à natureza e diversos trabalhos com o intuito de alcançar objetivos sociais e públicos, como atendimento médico, campanhas educacionais, eventos culturais e muitas outras atividades que melhorem a qualidade de vida da população. O evento também conta com o Apoio da Secretaria de Turismo, Semmas (antiga Faema), Samae e Parque Vila Germânica.

O Movimento
O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza, começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza em todo o mundo, durante 30 horas em cada canto do planeta.

Participe você também desta iniciativa!

Confira os locais onde serão disponibilizados containers para a ação:

Local de concentração dos voluntários: Praça do Estudante, Rua 7 de setembro. Horário: das 8h às 12h
CAIC – Velha GrandeEndereço: Rua: Franz Muller, 2113 - Velha Grande, Blumenau - SC, 89045-500. Horário: das 8h às 17h
República Argentina - Associação de moradores: Ponta Aguda:Endereço: Rua Luiz Elidoro da Silva, 603 -– Ponta Aguda. Horário: das 8h às 17h
Grande Garcia: Endereço: Rua da Glória – em frente ao CRAS. Horário: das 8h às 17h
Região Norte: Endereço: EBM Felipe Schmitt – Rua Frederico Jensen, 3139 – Itoupavazinha. Horário: das 8h às 17h


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE