Defesa Civil interdita obra de construção de hotel na Via Expressa

Defesa Civil interdita obra de construção de hotel na Via Expressa
Foto: NSC

Thursday, 26 September 2019

Obra já havia apresentado problemas de deslizamento há 6 meses.

Em reunião na tarde desta quarta-feira, dia 25, a Defesa Civil decidiu pela interdição da obra de construção de um hotel nas margens da Rodovia Paul Fritz Kuehnrich (Via-Expressa). A decisão foi tomada após a estrutura da obra apresentar problemas acima do muro de contensão, executado para estabilização da encosta. Devido às chuvas dos últimos dias, um bloco de material acima do muro de contenção da encosta apresentou um deslocamento.

Conforme explica o secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, a interdição é preventiva e segue até que a empresa apresente um novo plano de ação que dê mais segurança aos trabalhadores da obra e aos moradores da região. Ainda segundo o secretário, as equipes da Defesa Civil estarão acompanhando de perto a situação.

Fiscais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e do Ambiente de Trabalho (Cerest) também estiveram no local, acompanhados de representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Blumenau (Siticom). Na ocasião, foi registrado um auto de intimação como medida cautelar, interditando a obra por tempo indeterminado. A mesma somente será desinterditada mediante nova vistoria, com cumprimento das irregularidades relacionadas à situação da condição de trabalho.

Relembre o caso

Em março deste ano um deslizamento de terra na obra soterrou três trabalhadores. Foram nove horas de buscas para encontrar os corpos soterrados. Um deles foi resgatado com vida, mas faleceu meses depois vítima de uma parada cardíaca.

Na ocasião as três casas localizadas no alto da encosta precisaram ser interditadas pela Defesa Civil. O canteiro de obras foi isolado enquanto técnicos avaliavam se havia risco de novos deslizamentos. No mês de abril a empresa iniciou a construção do muro de contensão, visando dar mais segurança aos trabalhadores e moradores próximos à construção.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE