Filhote de avestruz nasce em zoológico de Pomerode

Filhote de avestruz nasce em zoológico de Pomerode
Foto: Divulgação

Thursday, 31 October 2019

Profissionais da instituição precisaram intervir através de incubação artificial para que o animal sobrevivesse.

No dia 17 de setembro, mais um integrante passou a fazer parte do Zoo Pomerode. O filhote que acaba de completar um mês de vida, só nasceu graças à intervenção da equipe através de incubação artificial. A interferência humana nesse caso foi necessária porque os pais do filhote não apresentaram os cuidados essenciais para que o ovo fosse chocado e sua sobrevivência garantida. O espaço já conta com quatro aves adultas.

O avestruz tem pernas e pescoço compridos, asas longas com penas robustas, sendo que as fêmeas possuem a cor cinza e os machos, a coloração preta e podem viver até os 50 anos. Nativas da África, elas foram caçadas quase até a sua extinção por causa de suas penas, carne e couro. Com a criação de fazendas de avestruz ao redor do mundo para venda desses subprodutos, essa questão da caça foi amenizada e atualmente se encontra classificada como pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Porém, agora, enfrentam outros problemas como perda do habitat causada pelos seres humanos. 

Na instituição, o filhote recebe cuidados diários e tem a sua saúde garantida através de medidas como pesagem, controle alimentar, ambiente com temperatura adequada e ainda pratica exercícios enquanto toma banho de sol pela manhã em companhia com seu amiguinho marreco. 

Para Danilo Costa Silva, biólogo responsável técnico do Zoo Pomerode, a reprodução é sempre um motivo de satisfação para equipe, pois cada filhote - principalmente os criados de forma artificial - é um grande aprendizado que prepara para situações ainda mais desafiadoras. Como, por exemplo, reproduzir espécies ameaçadas de extinção dentro de programas de conservação. “Até o momento o filhote de avestruz apresenta desenvolvimento satisfatório e está pesando 1,3 kg, o que é ótimo levando em consideração o seu tempo de vida”, comenta.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE