Pesquisa relaciona matemática e a integração feminina

Pesquisa relaciona matemática e a integração feminina
Foto: Reprodução

Monday, 10 April 2017

A pesquisa mostra como a matemática pode ajudar mulheres com pouca escolaridade a conseguir melhor inclusão social e exercer sua cidadania.

A mestranda Liciana Gai Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta terça-feira (11-04), às 9h30min, na sala I 210, Campus I, um seminário intitulado Matemática no programa Mulheres Sim: inclusão e cidadania. A pesquisa foi orientada pela  Prof.ª Dr.ª Rosinéte Gaertner.
 
A investigação tem como temática o ensino da Matemática, abordada de forma aplicável e crítica, buscando possibilidades de mostrar como o conhecimento matemático pode promover a inclusão social e o exercício da cidadania de mulheres com pouca ou nenhuma escolaridade e que se encontram em vulnerabilidade social.
 
A pesquisa foi realizada com uma turma de dezessete mulheres do curso de Formação Continuada em Educação e Gênero, Programa Mulheres SIM, no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Lages, e teve como objetivo desenvolver e analisar um conjunto de atividades que possam contribuir para a aprendizagem efetiva da matemática e o exercício da cidadania tendo em vista as demandas cotidianas que mulheres em vulnerabilidade social enfrentam e enfrentarão ao se inserirem no mundo do trabalho.
 
Como principal aporte teórico, foram utilizados conceitos da teoria da educação matemática crítica,  desenvolvidos por Skovsmose. As atividades desenvolvidas no estudo são descritas, sendo que as análises feitas sobre as suas aplicações junto às alunas, apontam que a matemática crítica em ação leva à reflexão de aspectos sociais e, consequentemente, ao exercício da cidadania.

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Redação

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