Prefeitura conclui obras de melhorias no Progresso

Prefeitura conclui obras de melhorias no Progresso
Foto: Divulgação

Monday, 09 December 2019

Trabalhos no Morro do Arthur e em Ponte na Rua Ruy Barbosa foram executados neste segundo semestre.

Uma das regiões que costuma ser castigada com os temporais de verão e em outras épocas do ano é a Região Sul da cidade, que ocasionalmente sofre com alagamentos e também deslizamentos de terra. A Prefeitura de Blumenau, ciente desta dificuldade do local, tem trabalho na busca por soluções definitivas para a comunidade.

Duas destas melhorias realizadas no bairro Progresso foram concluídas pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) neste mês de dezembro. Uma delas ocorreu na Rua Estefano José Maria Zimmermann. Com a obra de contenção, cerca de 120 famílias, residentes naquela localidade, conhecida como Morro do Arthur, foram beneficiadas. A via foi contemplada com um muro de gabião em um trecho de 70 metros às margens do ribeirão.

A outra execução realizada pelo município foi na Rua Ruy Barbosa, onde foi feito um reforço nas cabeceiras da ponte, além do enrocamento de pedras, um muro segmentado e também o desassoreamento do ribeirão, atendendo um pleito antigo dos moradores.

“A Região Sul é uma das que mais sofre geograficamente e por isso o olhar para a segurança das encostas e galerias precisa ser redobrado no local. Estamos atentos às necessidades e enquanto gestor, tenho feito o que está ao alcance e dentro das possibilidades da Prefeitura para atender as demandas da comunidade. Nossa preocupação precisa ir além de pavimentar ruas e construir vias novas, mas também em ampliar a segurança para a população, que reside nesses locais com mais riscos naturais”, salienta o prefeito Mário Hildebrandt.

Mais obras para a Região Sul

Outra execução em andamento no bairro Progresso é a implantação da galeria pluvial na Rua Max Klabunde. A nova drenagem, que está em execução, vai proporcionar aos moradores uma solução em definitivo contra os alagamentos que regularmente atingem a região. Parte desta tubulação já está devidamente instalada e até o primeiro trimestre de 2020 a obra será totalmente concluída.

Todas estas obras foram viabilizadas pela Prefeitura por meio da Defesa Civil Nacional e do Ministério do Desenvolvimento Regional, com recursos pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação). Além destas, em 2020 novas execuções estão previstas, como reparos numa ponte na Rua Alexandre Pffeifer, entre outras melhorias na ruas Grevsmuehl, Ruy Barbosa, Araranguá e também na Rua da Glória.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE