Práticas orientais proporcionam equilíbrio físico e mental aos idosos

Práticas orientais proporcionam equilíbrio físico e mental aos idosos
Foto: Marcelo Martins

Thursday, 13 April 2017

Oficinas de ioga, tai chi chuan e liam gong são oferecidas na Pró-Família.

Relaxamento, flexibilidade, redução de dores e estresse, estes são alguns dos benefícios proporcionados pelas oficinas orientais disponíveis para os idosos na Fundação do Bem-Estar da Família Blumenaunense (Pró-Família). Atualmente, são três: ioga, tai chi chuan e liam gong. Todas são com a professora Vilma Pereira e ocorrem uma vez por semana.

Uma das mais conhecidas é o ioga, que consiste na prática de meditação, relaxamento e alongamentos. De acordo com a professora, as aulas auxiliam a combater a insônia e melhoram a mobilidade e a força muscular. “Muitos alunos dependem de medicamentos para dormir e, depois que passam a frequentar as aulas, relatam que conseguem relaxar com mais facilidade”, conta.

Já o tai chi chuan é uma arte marcial chinesa. O grupo de idosos da Pró-Família que frequenta essa oficina participa inclusive de campeonatos todos os anos. No ano passado, foram campeões catarinenses e brasileiros. Conforme explica Vilma, a prática dá segurança e desinibe os idosos. “Utilizamos o método tai chi simplificado yang. Usamos instrumentos como espadas, leques e também as mãos livres. As aulas são muito boas para trabalhar a flexibilidade, o equilíbrio físico e mental, bem como diminuir o estresse”, aponta.

Menos conhecido, mas com tantos efeitos positivos quanto os outros, o liam gong é uma terapia oriental, criada por um ortopedista para tratar as dores do corpo. “Os exercícios foram elaborados de modo a oferecer saúde para as pessoas. Eles fortalecem a musculatura e melhoram a mobilidade articular”, explica a professora.

Todas as três oficinas orientais possuem vagas abertas para os idosos que se interessarem. Para se inscrever, basta procurar a gerência do Pró-Idoso, por meio do telefone 3381-6972, ou no endereço Rua Itapiranga, 368, no bairro da Velha.

Texto: Aline Franzoi Santos Fleith


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE