Ano letivo na rede municipal de Indaial inicia amanhã


Sunday, 02 February 2020

Mais de 8.800 alunos irão às aulas.

Nesta segunda, 3 de fevereiro, 8.872 alunos retornam às Escolas e Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2020. Nas 14 Escolas mais a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são distribuídos 5.080 estudantes do Ensino Fundamental, já nas 24 UEIs participam 3.792 crianças da Educação Infantil. 1.030 profissionais da Educação também atuarão em 2020 na rede municipal.

Desde o início de janeiro, a Secretaria trabalha com reformas e ampliações nos espaços escolares para melhorar ainda mais a qualidade de ensino e das estruturas de atendimento. As instituições que recebem melhorias são as Escolas Encano Central, Profª Maria da Graça dos Santos Salai, Juvenal Carvalho, Profª Úrsula Kroeger e Profº Mário Bonessi, além da Educação de Jovens e Adultos.

Adequações na EBM Profº Mário Bonessi

No caso da EBM Profº Mário Bonessi, localizada no bairro Benedito, a melhoria concentrou-se na parte externa e iniciou no segundo semestre de 2019 com a instalação de novo padrão de energia elétrica mais funcional e seguro.

Contudo, quando os funcionários da escola retornaram das férias coletivas agora em janeiro, foi identificado o abaixamento do piso e o aparecimento de fissuras nas paredes divisórias de três salas do bloco principal da EBM. Como providência imediata, a Secretaria de Educação realizará nesta sexta, 31 de janeiro, a emissão de Ordem de Serviço para contratação de Laudo Técnico de Vistoria de Danos Físicos. A empresa que prestará o serviço será a Homrich Engenharia, composta por quadro técnico de profissionais com pós-graduação em diagnósticos, avaliações e perícias de engenharia.

Para reorganização do espaço e permanência dos alunos na escola, assim como o início das aulas na segunda, três salas estão em construção em uma área coberta já existente: duas com divisórias de eucatex e outra com bloco de concreto celular. “Uma força-tarefa entre as Secretarias de Educação, Obras e Urbanização foi estabelecida para a reorganização dos espaços, assim que tomamos conhecimento da situação, de forma a recebermos os alunos e profissionais com segurança já no dia 3”, pontua o secretário de Educação, Jairo Gebien.

Paralelo a isso, outra situação na EBM já vem sendo acompanhada pela Secretaria com relação ao bloco dos fundos. Construído em 2004, passou a apresentar fissuras em 2017, que se intensificaram no decorrer de 2019. O bloco foi parcialmente interditado no ano passado e completamente interditado no começo de 2020. As duas salas de aula e depósito de material de educação física que ainda funcionavam no bloco foram realocadas para o bloco principal, na parte não afetada agora em 2020.

Sobre o bloco dos fundos no momento está sendo elaborado o Laudo Técnico de Vistoria de Danos Físicos pela empresa Nel Nunes Engenharia de Avaliações e Perícias, através do engenheiro Aristides Manoel Nunes, membro titular do Instituto Nacional de Avaliações e Perícias/SC. O estudo tem o objetivo de identificar, diagnosticar e avaliar os motivos que ocasionaram o aparecimento das diversas fissuras nas paredes da construção.

Ambos os laudos serão utilizados pela Secretaria para a contratação do Projeto de Reforço Estrutural, no qual serão dimensionadas e especificadas as medidas corretivas a serem adotadas em conformidade com as normas técnicas reguladoras da NBR/ABNT para recuperação dos espaços que atualmente se encontram com tais patologias.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE