Transporte coletivo poderá ser retomado a partir de segunda

Transporte coletivo poderá ser retomado a partir de segunda
Foto: Divulgação

Tuesday, 02 June 2020

Joinville, Criciúma e Lages são as primeiras a indicar ações em direção à retomada. As aulas, contudo, permanecem suspensas até agosto. O Ensino Superior presencial deve ser retomado em julho.

O governador Carlos Moisés da Silva anunciou na manhã desta segunda-feira (1º) o plano de regionalização das medidas contra o coronavírus em Santa Catarina, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (8). O governo também definiu novas datas para a possibilidade de liberação de serviços como transporte público, aulas e eventos.

Com a nova forma de gestão anunciada pelo governo, os municípios vão decidir sobre o funcionamento ou não de atividades públicas e privadas. Santa Catarina será dividida em 16 regiões, com base no mapa que define as regiões de saúde do Estado. A partir do nível de risco da região, ela terá a recomendação por parte do governo de ações mais restritivas ou de liberação de serviços. O risco será definido por cores, sendo o vermelho a cor que indica a situação mais grave.  

Conforme o governo, a circulação de ônibus urbano, municipal e intermunicipal de passageiros poderá ser liberada a partir da próxima segunda (8). Já o ingresso de veículos de transporte interestadual de passageiros, público ou privado, assim como veículos de fretamento para transporte de pessoas, permanece suspenso até o dia 2 de agosto. 

Na educação, as aulas presenciais nas unidades das redes públicas e privada de ensino, municipal, estadual e federal, permanecem suspensas também até o dia 2 de agosto. Com exceção das aulas presenciais de cursos superiores, que poderão ser retomadas a partir do dia 6 de julho.   

A partir do dia 8 de junho, as atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores também poderão voltar. 

O calendário esportivo, bem como o acesso público a eventos e competições, segue suspenso até o dia 5 de julho. Eventos e shows, e atividades como cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, também continuam suspensos até o dia 5 de julho.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE