Sobe para 736 o número de ocorrências envolvendo aglomeração

Sobe para 736 o número de ocorrências envolvendo aglomeração
Foto: Divulgação

Monday, 20 July 2020

Em três semanas, força-tarefa já registrou mais de 50 eventos particulares em Blumenau.

Desde o dia 26 de junho, a Secretaria de Defesa Civil, com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar estão fiscalizando estabelecimentos e residências para reforçar as medidas restritivas anunciadas pela Prefeitura de Blumenau. Nestas três primeiras semanas, o município registrou 736 ocorrências envolvendo aglomeração.

Até esta quinta-feira, dia 16, foram lavrados 76 autos de intimação, foram interditados três estabelecimentos, registradas 38 aglomerações em locais públicos, 54 eventos particulares, três cultos foram encerrados e 31 mercados foram fiscalizados. No último sábado a força-tarefa passou a orientar e distribuir máscaras para as pessoas que estavam sem o equipamento. Até o momento foram feitas 73 abordagens e 61 máscaras foram fornecidas gratuitamente. Nenhuma multa por falta de máscara foi registra.

O coordenador da força-tarefa, coronel Carlos Olimpio Menestrina, ressalta que a maior dificuldade tem sido ocorrências envolvendo eventos e festas particulares. “Os proprietários de estabelecimentos comerciais já entenderam a importância das medidas restritivas. São poucos os locais que ainda necessitam de orientação. As pessoas precisam entender que não é hora de fazer festa de aniversário e churrascos com amigos. É preciso cooperar para não precisar fechar tudo outra vez. O fechamento do comércio não é bom para ninguém”, salienta.

O objetivo da operação é garantir o cumprimento das medidas restritivas de combate ao Coronavírus. Locais como lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias, restaurantes, pizzarias, mercearias e conveniências de postos de combustíveis estão sendo vistoriados. Residências que promovem aglomeração de pessoas, também estão sendo fiscalizadas.

A partir deste sábado, o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros vai passar a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau. Conforme o último Decreto Municipal nº 12.713, de 07 de julho de 2020, esses estabelecimentos devem restringir o acesso de pessoas conforme regras estabelecidas.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

Trabalhadores estão identificados

Nesta semana a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária que está atuando na força-tarefa, recebeu coletes de identificação. O uniforme na cor azul facilita a identificação durante a abordagem dos trabalhadores. Agora, todos os profissionais que atuam na operação estão identificados com colete da Defesa Civil ou Vigilância Sanitária e também com crachá com nome e foto. Mais de 30 profissionais estão atuando na operação, divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade.

GMT atua em cinturões noturnos

Desde a noite da última terça-feira, dia 14, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) está fazendo fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações ocorrem todos os dias até as 3h, em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até esta sexta-feira, dia 17, 517 foram abordados em diversos pontos do município.

Na fiscalização, quatro motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia que apontou positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil. A Polícia Militar também tem prestado apoio nas operações.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE