Nova nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil

Nova nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil
Foto: Divulgação

Wednesday, 22 July 2020

A segunda nuvem também surgiu no Paraguai, mas ainda não se sabe o tamanho exato dela. Segundo as autoridades argentinas, os insetos estão na província de Formosa, a 750 quilômetros da fronteira com o Brasil..

Uma nuvem nova de gafanhotos está mobilizando autoridades fitossanitárias em quatro países.

A segunda nuvem também surgiu no Paraguai, mas ainda não se sabe o tamanho exato dela. Segundo as autoridades argentinas, os insetos estão na província de Formosa, a 750 km da fronteira com o Brasil.

O surgimento de mais uma nuvem de gafanhotos aumentou o nível de alerta no Rio Grande do Sul. As rotas de entrada dos insetos estão mapeadas e aviões preparados para o uso de inseticidas, caso a praga, que pode destruir lavouras inteiras, chegue ao estado.

A primeira nuvem, que tem mais de 400 milhões de gafanhotos, segue na província argentina de Entre Rios, a pouco mais de 110 km de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul.

De segunda (20) para terça (21), os gafanhotos se movimentaram cerca de 40 km para o sul, em linha reta. Especialistas calculam que os insetos podem chegar nesta quarta (22) ao Uruguai, que assim como o Brasil, está em alerta.

No Brasil, a preocupação é com a direção do vento.

"Se o vento for forte eles vão pegar o vento e vão fazer a trajetória. Então, é possível sim que eles cheguem até o estado de acordo com a meteorologia que a gente tiver", explicou Daniela Buske, professora do Instituto de Física e Matemática da UFPel.

O momento é de apreensão.

"São insetos que se alimentam de material verde, o que poderá ocasionar uma enorme desfolha dentro de um pomar, diminuindo drasticamente as produtividades futuras", alertou Pablo Rosina, engenheiro agrônomo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE