Celesc: apagão mostra prontidão e também descaso da empresa

Celesc: apagão mostra prontidão e também descaso da empresa
Foto: Reprodução

Thursday, 27 April 2017

Enquanto seus profissionais técnicos se esmeravam para fazer a luz voltar para mais de 300 mil casas nesta quarta-feira, os atendentes telefônicos pareciam ignorar as ligações, deixando uma mensagem gravada que se repetia infinitamente.

Na madrugada de terça para quarta veio com fortíssimos temporais acompanhados de potentes rajadas de vento e descargas elétricas por várias regiões de Santa Catarina, especialmente o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.

Às 5h50’, durante o pico da tempestade, aproximadamente 350 mil unidades consumidoras de energia (por volta de 12% do total) ficaram sem luz. Muitos bairros de Blumenau amanheceram no total breu e assim permaneceram por quase duas horas.

Até o final da tarde de ontem, a Celesc havia conseguido restabelecer 99% do abastecimento elétrico, restando apenas pouco mais de 12 mil unidades de energia sem luz.

A assessoria de imprensa da autarquia, em nota oficial, comunicou que o número 0800.48.0196 está 24 horas à disposição, mas isso não é bem verdade. Quando telefona-se para esse número, você entra em uma repetitiva gravação que insiste em forçar os consumidores a mandar SMS para o número 48196 (o que pode gerar custos).

Aparentemente, se você não tem um celular, eles não se importam com você.

Nossa equipe telefonou durante o dia para o número indicado e ficamos inacreditáveis 42 minutos sem que nenhum ser humano atendesse a ligação. Apenas a gravação irritante programada para te fazer desistir de telefonar e mantinha seu looping infinito.

A afirmação “use nosso site” desafia a lógica de você estar ligando justamente porque está sem luz e a quase obrigatoriedade de reportar o problema via SMS ou aplicativo exclui uma (considerável) parcela da sociedade que usa telefones celulares. Como uma pessoa de idade avançada que mora sozinha pode fazer, então? Aparentemente, não pode.

Se o não atendimento é proposital ou decorrência das linhas repletas de pessoas, tanto faz: apenas ressalta o despreparo do atendimento do consumidor da Celesc para... bem... atender ao consumidor.

Infelizmente a mesma atenção que o departamento técnico das Centrais Elétricas de Santa Catarina têm para restabelecer o fornecimento de energia parece não ser o caso do atendimento ao cliente – ou call center terceirizado – que tem um dos piores serviços do estado.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE