Prefeitura pede liberação do FGTS para atingidos pelo temporal

Prefeitura pede liberação do FGTS para atingidos pelo temporal
Foto: Divulgação

Friday, 31 July 2020

As 350 famílias que registraram ocorrência terão acesso ao valor.

A Prefeitura de Blumenau formalizou à Caixa Econômica Federal, por meio de oficio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), o pedido de liberação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo temporal ocorrido no dia 30 de junho. São 350 registros com endereços de áreas afetadas pelo evento climático.

Nos próximos dias, após a liberação por parte da Caixa, as pessoas que registraram ocorrência junto à Secretaria de Defesa Civil de Blumenau poderão solicitar o saque por meio do aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal. Sem necessidade de se dirigir à agência bancária. A modalidade de saque calamidade estará disponível no aplicativo para os blumenauenses que registraram ocorrência na Defesa Civil do município por meio do telefone 199.

Decreto de Emergência nº 12.707/2020

No dia 3 de julho, a Prefeitura decretou Situação de Emergência no município, por conta dos danos causados pelo temporal. Levantamentos da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci) apontaram prejuízos superiores a R$ 6 milhões, envolvendo danos ao patrimônio público e privado em Blumenau.

Mais de 120 mil pessoas foram afetadas pelos ventos e chuva na cidade, que comprometeu ainda unidades de saúde, instituições de ensino e outros prestadores de serviço. O município registrou mais de 200 ocorrências, sendo mais de 100 quedas de árvores. A Defesa Civil entregou mais de 300 kits de lona aos moradores.

Recentemente a Prefeitura de Blumenau entregou telhas para famílias atingidas. Cerca de 24 famílias registraram destelhamentos e solicitaram as telhas. O município recebeu 532 telhas de fibrocimento. O material que foi fornecido possui telhas de 6mm e 4mm, além de pregos, parafusos e itens para a execução das obras. Os itens foram enviados pela Defesa Civil do Estado.

Acompanhamento da Semudes

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) fez a avaliação socioeconômica e atendimento social das famílias, algumas também receberam outros benefícios da Secretaria, como cesta básica, máscaras, cobertores e um valor referente a vulnerabilidade temporária por conta do temporal.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE