Prefeitura divulga atualização de medidas

Prefeitura divulga atualização de medidas
Foto: Divulgação

Thursday, 13 August 2020

Alterações valem a partir da próxima segunda, dia 17.

A Prefeitura de Blumenau divulgou na tarde desta quarta-feira, dia 12, a situação atualizada do combate ao Coranavírus e os resultados obtidos com as medidas restritivas adotadas pelo município nas últimas semanas. Outro fato positivo foi a classificação da região do Médio Vale do Itajaí na matriz de risco, saindo do estágio gravíssimo para risco potencial grave. Também foi informada a adequação de medidas, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 17.

As novas medidas foram definidas com base no cenário atual e dos resultados obtidos no combate à pandemia no município. Além da evolução de casos diários, que apresentou uma queda de 56% desde as primeiras restrições, divulgadas no dia 20 de julho e reforçadas em 27 do mesmo mês. Os números evidenciam uma redução na média diária de 251 casos positivos (na semana de 27/07) para 126 (na semana de 05/08).

Outro dado importante para a tomada da decisão é com relação à queda percentual do número de casos positivos comparado aos testes realizados, que entre a 30ª e 31ª semanas de pandemia era de 40% e passou para 29% na semana seguinte.  Outro dado significativo é com relação às consultas e exames coletados, que reduziu 21% na demanda entre a 30ª e a 33ª semana. Assim como as consultas para síndromes gripais, que também baixaram 35% no mesmo período.

Houve um avanço significativo na redução da taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva nos hospitais do município, isto porque com a habilitação dos leitos de guerra, a consolidação do total de leitos de UTI passou de 63 para 94 unidades. O resultado foi uma redução da taxa de ocupação, que estava entre 90 e 100% na última semana para 62% nesta quarta-feira, dia 12.

Se comparado o dia 20 de julho com a última terça-feira, dia 11, Blumenau apresenta um aumento de 135% dos casos positivados que já passaram pelo período de isolamento domiciliar e não apresentam mais os sintomas da doença (considerados recuperados), já nos casos ativos da doença houve redução de 12%. Já com relação aos casos suspeitos, os números apresentam uma queda de 75% do dia 25 de julho até esta quarta, passando de 2.050 para 506.

As novas medidas, que seguem o protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC) e passam a valer a partir da próxima segunda, dia 17, consistem na suspensão das restrições de comércio, bares, restaurantes, padarias e demais atividades nos finais de semana. A rede hoteleira também terá atendimento livre.

Os bares e restaurantes podem funcionar até as 23 horas, inclusive finais de semana. Já as padarias e confeitarias voltam ao funcionamento em horário normal, sem restrição de horário para consumo no local. Para as academias, o funcionamento volta ao horário livre (também durante o final de semana).

Os shopping centers poderão atender das 11h às 21h (incluindo finais de semana) e o comércio em geral das 9h às 18h, também incluindo sábados e domingos. Os cultos e missas de todas as religiões e credos estão liberados nesta quinta-feira, dia 13, e partir da segunda-feira, 17, com funcionamento em horário normal.

Importante destacar que, seguindo regras vigentes e conforme anunciado na semana passada, o comércio e restaurantes seguem fechados neste final de semana, dias 15 e 16.

De acordo com o Secretário de Promoção da Saúde, a flexibilização ocorre devido ao bom resultado conquistado pelas medidas restritivas desde o início da pandemia. Além disso, Blumenau é a segunda cidade do estado que mais testa para a doença, com 97,8% a cada mil habitantes testados. “Precisamos manter todos os cuidados que tivemos até o momento, com o uso de máscaras, o distanciamento social e todas as medidas de higiene. É preciso pensar no coletivo para que nossos números continuem baixando”, destaca o Secretário.

Vale reforçar que as alterações das medidas valem a partir da próxima segunda, dia 17. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE