FURB adota novo modelo de ensino

FURB adota novo modelo de ensino
Foto: Divulgação

Tuesday, 01 September 2020

Além de equipar as salas de aula, a Universidade trabalha na implantação dos protocolos de biossegurança exigidos para a circulação de estudantes em atividades práticas, como a aferição de temperatura, disponibilidade de álcool gel, uso de máscaras e outros equipamentos de proteção.

Aulas ao vivo, transmitidas por streaming das salas de aulas do Campus 2 inauguram o novo modelo de ensino que a Universidade Regional de Blumenau (FURB) passa a adotar a partir do segundo semestre de 2020, o OnLife. O nome resume a ideia de que é possível estar presente, estando online e atende ao que a Universidade planeja como modelo de ensino e aprendizagem para quando o retorno presencial às aulas teóricas for possível. “Nosso aluno vai poder escolher, se quer ou pode vir ao campus, ou prefere assistir as aulas de casa”, observa o pró-reitor de Ensino, professor Romeu Hausmann.
 
Para que isto seja possível, a Universidade investe na aquisição de equipamentos e está preparando salas de aula OnLife em todos os campi. “Até o final de ano a previsão é termos 100 sala adaptadas e, também, os auditórios, em que a tecnologia é ainda mais sofisticada”, observa o pró-reitor. Os recursos para os investimentos feitos pela Universidade nesta etapa vieram de leilões de bens inservíveis e de convênios de prestação de serviços já executados. 
 
No campus 2 hoje são três salas equipadas, utilizadas pelos professores sob reserva e sem a presença física de parte dos estudantes. As aulas de cálculo, em que o professor necessita do quadro, já estão sendo transmitidas ao vivo. “Até o momento estas aulas ocorrem para turmas das engenharias elétrica, mecânica, produção e química, mas logo serão para todos os cursos do Centro de Ciências Tecnológicas”, destaca o diretor, professor Fabio Perez.
 
Além de equipar as salas de aula, a Universidade trabalha na implantação dos protocolos de biossegurança exigidos para a circulação de estudantes em atividades práticas, como a aferição de temperatura, disponibilidade de álcool gel, uso de máscaras e outros equipamentos de proteção. “Este momento, que vivemos agora, nos prepara para quando as disciplinas teóricas puderem novamente ocorrer no modo presencial”, destaca Hausmann.
 
Para o pró-reitor, com o OnLife a FURB amplia suas possibilidades e poderá alcançar ainda mais estudantes. “Trabalhamos para garantir a segurança daqueles que vêm à Universidade e a qualidade de ensino aos que optarem por acompanhar as aulas de casa”.
 
As aulas do segundo semestre letivo iniciaram na FURB no dia 3 de agosto, estudantes veteranos têm até 11 de setembro para regularizar a matrículas. As aulas presenciais seguem suspensas em Blumenau até outubro. Aulas e atividades práticas, como os atendimentos no Complexo de Saúde, no campus 5, já foram retomadas.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE