São Paulo publica regras para reabertura de cinemas

São Paulo publica regras para reabertura de cinemas
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Tuesday, 08 September 2020

Atualmente a cidade está no fase amarela e a reabertura dos cinemas ainda não tem data definida.

A Prefeitura de São Paulo publicou neste sábado (5) no Diário Oficial as regras do protocolo sanitário para a reabertura dos cinemas na capital paulista. Segundo a publicação, os cinemas poderão retomar as atividades quando a cidade passar para a fase verde do Plano São Paulo de flexibilização econômica e terão autorização para receber clientes no período de 8 horas por dia.

Neste momento, a cidade de São Paulo está na fase amarela do plano e ainda não há data certa para reabertura das salas de cinema. No dia 07 de agosto o prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que a expectativa da gestão municipal é que a capital avance de fase na 2 quinzena de setembro, mas que isso ainda depende de avaliação dos indicadores da cidade sobre a situação dos casos de coronavírus entre os paulistanos.

Quando forem autorizados a reabrir as atividades, as salas de cinema poderão funcionar com 60% da capacidade, espaçamento entre as poltronas, uso obrigatório de máscaras durante as sessões, além de dar preferência para vendas de ingressos online, para evitar aglomerações, entre outras regras sanitárias.

Veja todas as normas do protocolo de reabertura dos cinemas estabelecidas pela Prefeitura de SP:

  • as salas devem ser abertas 30 minutos antes da sessão começar para evitar filas e aglomerações no acesso dos clientes;
  • o uso de máscara é obrigatório dentro das salas e o álcool em gel deve estar disponível para higienização das mãos;
  • quem estiver na sala só vai poder tirar a máscara para consumir algum alimento;
  • os ingressos devem ser vendidos preferencialmente pela internet e as máquinas de autoatendimento devem ficar a 1,5 metro de distância umas das outras;
  • a capacidade das salas deve ser reduzida a 60%;
  • os assentos devem ser intercalados e com distanciamento entre as pessoas de 1,5 metro;
  • é proibida a concentração de grupos com mais de 6 pessoas e é preciso ter marcações no piso para manter a segurança e o distanciamento entre os clientes.

Plano São Paulo

O plano foi criada no dia 1º de junho e dividiu o território de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS). A Grande São Paulo foi subdividida em outras 6 regiões, uma para a capital e outras 5 para cada grupo de cidades da Região Metropolitana, a flexibilização da quarentena é feita de modo diferente em cada uma dessas regiões.

Os critérios que baseiam a classificação das regiões são: taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, variação de novos casos confirmados e variação de novos óbitos. Para mudança para a fase verde também são considerados óbitos e casos para cada 100 mil habitantes.

Esses critérios definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:

  • Fase vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.
  • Fase laranja: Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
  • Fase Amarela: Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.
  • Fase verde: Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE