Transporte coletivo terá horário ampliado a partir de quarta

Transporte coletivo terá horário ampliado a partir de quarta
Foto: Divulgação

Monday, 14 September 2020

Ampliação do atendimento foi determinada pela Prefeitura em reuniões com a empresa.

A operação de transporte coletivo em Blumenau será ampliada a partir da próxima quarta-feira, dia 16. Os serviços seguirão com escala especial em função do combate ao Coronavírus, mas serão oferecidos novos horários de funcionamento, principalmente para atender a população que necessita de locomoção no começo da manhã e no fim do dia.

A ampliação da escala de atendimento foi determinada pela Prefeitura em reuniões com a empresa concessionária do transporte no município, principalmente após o anúncio do repasse de R$ 5 milhões, fruto de decisão judicial. Esse valor será repassado em duas parcelas e será utilizado para pagamento de salários dos colaboradores da empresa, tendo em vista que muitos motoristas, cobradores e demais funcionários foram prejudicados com a suspensão da operação decorrente da pandemia.  

O Projeto de Lei 8128/2020, que autoriza a suplementação orçamentária para o transporte público coletivo urbano, em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19, já foi sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt.

A decisão sobre o aumento dos horários também visa atender, durante a semana, os trabalhadores das indústrias e, aos sábados, os do comércio. Desta forma, a operação terá duas novas janelas horárias no atendimento do transporte coletivo. Além das janelas já em funcionamento (5h30 às 8h30; 11h30 às 14h30; 16h30 às 19h30), nos dias de semana, os serviços serão ofertados também das 4h às 5h30 e das 21h30 às 22h40.

O número total de viagens ofertadas, assim, será aumentado em relação ao serviço atual, em aproximadamente 27% nos dias úteis. Nos horários de pico, atualmente, mais de 53% da operação já está em funcionamento. Além disto, as operações também serão retomadas parcialmente aos sábados, a partir de 19 de setembro. As janelas horárias serão das 7h às 9h30 e das 11h às 13h30. Serão ofertadas mais de 340 viagens somente no sábado, com quase 70% da frota de ônibus habitual neste tipo de dia.

Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas, escalas de trabalho das empresas e avaliação do Seterb. O objetivo é ampliar o atendimento de forma responsável e gradativa, de forma constante à medida que as atividades também são retomadas em outros segmentos. Assim, já está em discussão para, a partir do dia 26 (sábado), a ampliação do atendimento para novas janelas com foco no atendimento à indústria.

O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. 

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. As medidas de prevenção continuam e foram ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

A ampliação será feita somente a partir de quarta-feira, pois é preciso garantir a segurança de funcionários e usuários, primeiro será feita a testagem de todos os trabalhadores da empresa Blumob, que ainda não estavam em atividade devido à escala reduzida.  

Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta neste link. Nos domingos e feriados, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados serão mantidas, pois não estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE