Transporte coletivo aos sábados terá horário ampliado

Transporte coletivo aos sábados terá horário ampliado
Foto: Divulgação

Friday, 25 September 2020

A partir deste sábado, serão ofertadas no total 733 viagens, 318 a mais que no último dia 19.

A operação de transporte coletivo em Blumenau aos sábados será ampliada a partir do próximo dia 26. Os serviços seguirão com escala especial em função do combate ao Coronavírus, mas serão oferecidos novos horários de funcionamento, principalmente para atender a população e trabalhadores que necessitam de locomoção na madrugada e manhã.

A ampliação da escala de atendimento foi uma determinação da Prefeitura de Blumenau para a empresa concessionária do transporte coletivo no município, com o intuito de atender os trabalhadores. Desta forma, a operação aos sábados iniciará às 3h45 até as 13h30. Com isso, a partir deste sábado, serão ofertadas no total 733 viagens, 318 a mais que no último sábado, dia 19, resultando em um aumento de 76,6% no sistema.

Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas, escalas de trabalho das empresas e avaliação do Seterb. O objetivo é ampliar o atendimento responsável e gradativo, de forma constante à medida que as atividades também são retomadas em outros segmentos.

A Prefeitura vem mantendo diálogo e buscando alternativas junto à empresa, para fazer a ampliação do atendimento nos dias semana. Essas ações passam também pela avaliação financeira da concessionária do transporte no município que ficou sem operar durante a Pandemia.

O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. 

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.

Vale ressaltar que as medidas de prevenção continuam sendo ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta neste link. Nos domingos e feriados, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados serão mantidas, com exceção das que fazem a saída nos bairros às 5h40 e as com saída do Hospital Santo Antônio às 7h20, pois agora estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE