Confira como será a operação do transporte coletivo neste fim de ano

Confira como será a operação do transporte coletivo neste fim de ano
Foto: Divulgação

Thursday, 17 December 2020

Horários especiais iniciam na próxima quinta-feira, dia 24, e seguem até o dia 3 de janeiro.

A partir da próxima quinta-feira, dia 24, o transporte coletivo de Blumenau vai operar com tabelas de horários diferenciados. As alterações são válidas para esse fim de ano e seguem até o dia 3 de janeiro, e são necessárias em virtude da queda de usuários por conta das férias coletivas das empresas, festividades de Natal e Ano-Novo, além do atual cenário da pandemia do Coronavírus, em que o sistema apresenta queda de 70% no número de passageiros.  

Nos dias 24 e 31 de dezembro, a frota do transporte coletivo terá horários e escalas com base no que era praticado aos domingos antes da pandemia. Porém, iniciando a operação às 6h e finalizando às 14h10, com uma média de 611 viagens ao dia.

No dia 25, 26 e 27 de dezembro e 1°, 2 e 3 de janeiro, a tabela de horários será com os horários de domingo e feriados adotados atualmente. Com início da operação às 6h e término às 19h30, fazendo uma média de 652 viagens por dia.  

Em 28, 29 e 30 de dezembro, os horários terão como base os disponibilizados aos domingos antes da pandemia. A operação será das 6h às 19h10 e terá uma média de 984 viagens ao dia.

A partir do dia 4 de janeiro, a tabela de horários volta à escala normal que será praticada até o dia 23 de dezembro, com aproximadamente 2.025 viagens ao dia, nos dias da semana. A operação nos dias de semana é das 3h30 às 23h10.

A Seterb determinou que nos dias 24, 28,29,30 e 31 de dezembro, a empresa concessionária do transporte coletivo no município coloque à disposição ônibus reservas para eventuais viagens de urgência, além de demandas pontuais durante o período de operação nessas datas.

As tabelas com os horários de fim de ano estarão disponíveis a partir do dia 19 de dezembro no site da empresa, no link Horários de Ônibus, nas plataformas dos terminais e no aplicativo da empresa. Durante o período, os usuários também poderão obter informações e tirar dúvidas sobre os horários dos ônibus pelo telefone 0800 008 0900 da BluMob.  

Vale ressaltar que os ônibus do transporte coletivo no município estão autorizados a circular com até 70% da ocupação e as medidas de prevenção continuam sendo aplicadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização) e os usuários encontram suportes com álcool em gel 70% em todos os veículos. O uso de máscara é obrigatório.  

Transporte exclusivo para a saúde

Diante dos horários especiais do transporte coletivo geral para a população de Blumenau no fim de ano, entre os dias 24 de dezembro e 3 de janeiro, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) vai disponibilizar quatro linhas especiais para os profissionais da saúde neste período.  

Serão ofertados diariamente veículos às 5h40, 7h20, 17h40 e 19h20. O serviço é exclusivo para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antônio e PA da Unimed.

Baixa demanda  

Em função da pandemia, a demanda pelo transporte coletivo caiu de 100 mil passageiros para menos de 10 mil por dia logo após a retomada, sendo que atualmente está operando com uma média de 35 mil passageiros nos dias de semana. Com isso a concessionária está operando com 30% da receita mensal, levando a redução da oferta de linhas e horários nesse período em que o número de passageiros diários ainda está distante da demanda pré-pandemia.

Entretanto, cabe destacar que o sistema neste momento tem registrado aproximadamente 37% da demanda habitual. Desta forma, é preciso ofertar algo que seja coerente a esses números, para que o nosso sistema de transporte seja mantido em um funcionamento responsável. Salientamos que é de responsabilidade da Seterb manter a viabilidade econômica e financeira da operação.    

Apesar desta situação, a Seterb vem acompanhando a evolução da demanda e tem o objetivo de buscar a normalidade do sistema de transporte coletivo o mais rápido possível. Com isso, à medida que os usuários têm retomado o uso do sistema de transporte, os serviços estão sendo ampliados gradativamente.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE