Defesa Civil registra ocorrências por conta das chuvas

Defesa Civil registra ocorrências por conta das chuvas
Foto: Divulgação

Wednesday, 20 January 2021

Até o momento, o caso mais grave foi registrado na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande.

Desde o último domingo, dia 17, a Defesa Civil de Blumenau registrou 22 ocorrências por conta das chuvas. Destas, 16 foram deslizamentos de terra e cinco quedas de árvores. Até o momento, o caso mais grave foi registrado na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, onde houve desbarrancamento em direção a pista. Entretanto, a equipe Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) já esteve no local, realizando a desobstrução da via.

Somente nesta quarta-feira, dia 20, aconteceram 11 ocorrências, sendo oito deslizamentos. O bairro mais afetado foi o Velha Central e atingiu as ruas Hermann Kratz, Herman Barthel, Frederico Gielow, Emil Wehmuth, Dona Zulma, Anna Catharina Lens, José Reuter, Evaldo Eskelsen e José Pawlack. Em todos os incidentes os moradores foram orientados pela Defesa Civil e ninguém precisou deixar o imóvel. Os bairros Itoupavazinha, Bom Retiro, Velha, Velha Grande, Progresso, Valparaíso e Glória também registraram ocorrências.

No inicio desta semana, a Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico com a possibilidade de chuva com trovoada no município. Desde domingo, as estações meteorológicas registram média de 73,1mm de chuva. Este mês, o município já contabiliza 203mm de chuva, sendo que o esperado para o mês era 183mm.

Serviço de Manutenção nos bairros

A Seurb está monitorando a situação dos bairros e das possíveis ocorrências de deslizamento de terra. Juntamente com a Defesa Civil, a Seurb seguirá acompanhando a situação de possíveis novas ocorrências.

Previsão do tempo

Nos próximos dias, mantém-se a condição de instabilidade em Blumenau. Até esta quinta-feira, dia 21, um sistema de baixa pressão continua provocando chuva persistente de intensidade fraca a moderada no município, o que resulta em volumes significativos de chuva.

Na sexta-feira, dia 22, uma nova área alongada de baixa pressão mantém a condição para chuva a qualquer momento do dia. Somente no sábado, dia 23, o sol volta a aparecer em meio a presença de nuvens, mas ainda assim com previsão de chuva isolada a partir da tarde devido ao deslocamento de ar úmido do mar para o continente.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE