Defesa Civil registra 76 ocorrências por conta das chuvas

Defesa Civil registra 76 ocorrências por conta das chuvas
Foto: Divulgação

Thursday, 21 January 2021

São 50 deslizamentos no município.

A Defesa Civil de Blumenau registra 76 ocorrências por conta das chuvas que caem no município desde o último domingo, dia 17. Destas, 50 foram deslizamentos de terra e 11 são atendimentos referente à queda de árvores. O acumulado mensal de chuva em janeiro é de 237,5mm, o que representa 30% acima do previsto para o mês, que é de 183mm.

Até o momento, o caso mais grave foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira, dia 20, quando um deslizamento de terra atingiu os fundos de uma oficina localizada na Rua Johann Sachse, no bairro Badenfurt. A localidade está sendo monitorada pelos agentes da diretoria de geologia da Defesa Civil.

Entre as ocorrências de maior impacto registradas nesta quinta-feira, dia 21, há registro de um deslizamento de terra com queda de árvore na Rua Erwin Neumann, no bairro Progresso. A equipe da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) está no local removendo os galhos e, posteriormente, fará a remoção da barreira, para desobstruir a via por completo.

Na República Argentina, onde desde a quarta-feira tem apresentado deslizamento de terra, nas proximidades da alça de acesso, na lateral do Anel Viário Norte, as equipes estão monitorando a situação e por questões de segurança, ainda não foi possível intervir no local.

Ainda na quarta-feira, uma barreira que havia interrompida a passagem na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, foi retirada, liberando o fluxo na via. Também foi registrada na data de ontem, uma queda de árvore na Rua Bruno Hering, que em seguida também foi recolhida pela equipe da Seurb.

Apesar da grande quantidade de atendimentos envolvendo casos de deslizamentos, o município ressalta que, até o momento, não há famílias desabrigadas. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 193. Os avisos e informes meteorológicos também são enviados pelo site do AlertaBlu e pelas redes sociais da Defesa Civil. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Previsão do tempo

O sistema de baixa pressão que atua entre Santa Catarina, Paraná e Paraguai segue mantendo a condição de instabilidade ao longo desta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22. A chuva é persistente e ocorre com intensidade fraca a moderada isolada. Não se descarta o risco para chuva intensa em curto período de tempo.

No sábado, dia 23, a chuva perde um pouco de força. Ocorrem alguns períodos de melhoria na parte da manhã, mas volta a chover no período da tarde e noite. Entre domingo e segunda, continua a instabilidade no município com condição de chuva em Blumenau.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE