Estão suspensas cirurgias de média e alta complexidade

Estão suspensas cirurgias de média e alta complexidade
Foto: Divulgação

Monday, 22 February 2021

Cirurgias tempo-sensíveis e ambulatoriais, em caráter dia, podem ser feitas.

A Prefeitura de Blumenau publicou nesta sexta-feira, dia 19, a Portaria nº 601 que suspende as cirurgias eletivas de média e alta complexidade que necessitam de anestesia geral. A decisão veio após uma reunião do prefeito Mario Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e do secretário de Promoção da Saúde (Semus) Winnetou Krambeck com os diretores dos hospitais Santa Isabel, Santo Antônio e Santa Catarina. O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, em visita a Blumenau fez a mesma recomendação. 

A medida foi tomada em virtude do aumento da ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com Coronavírus, de Blumenau e outras cidades, além do enquadramento do município na Matriz de Risco no estado Gravíssimo. Apenas podem ser realizados procedimentos considerados “tempo-sensíveis” - quando a não realização da cirurgia pode deixar sequelas - mediante manifestação da equipe médica e autorização da instância regulatória. Também podem ser feitos procedimentos ambulatoriais, em caráter de hospital dia em Blumenau - aqueles que não demandam internação.

A ação vai permitir que os hospitais da cidade que atuam no combate à pandemia consigam gerenciar da melhor forma a ocupação dos leitos e a distribuição de seus profissionais para atender os pacientes internados.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE